Bebês

Dicas para estimular o desenvolvimento do seu filho

iStock

Publicado em 09/12/2022, às 07h47 - Atualizado às 08h23 por Fernanda de Andrade


Compartilhe:


Uma coisa é fato: os bebês crescem muito rápido. Quem nunca se assustou com o desenvolvimento que um bebê teve em tão pouco tempo? Durante essa fase todo estímulo destinado ao desenvolvimento daquela criança é bem-vindo, e é uma ótima forma dos pais estarem cada vez mais presentes na vida do bebê e acompanharem esse momento sem perder nenhum detalhe. O desenvolvimento do seu filho também se aplica para a pele dele, que ainda não está 100% pronta e é cerca de cinco vezes mais fina que a de um adulto. Por isso, a Mustela criou o CICASTELA Creme Reparador Hidratante, que hidrata, repara, acalma e purifica a pele, ideal para as pequenas irritações na boca que vem acompanhadas da introdução alimentar, os arranhões que surgem logo que ele aprende a engatinhar, e as picadas de insetos que são resultados das descobertas na natureza. Justamente para que seu filho possa brincar e se divertir, sem que os machucados sejam um impedimento.

É necessário ressaltar que o tempo dos adultos não é o mesmo que o tempo dos bebês. O dia a dia das pessoas crescidas é muito mais acelerado que o das crianças, então nem sempre o resultado esperado acontece dentro do tempo em que se quer. A paciência com eles durante o crescimento sempre fica em primeiro lugar, por mais frustrante que possa ser em alguns momentos. Cada criança é única e tem tempo próprio. Veja aqui algumas dicas de como estimular o desenvolvimento do seu bebê!

Você pode estimular o desenvolvimento do seu filho (Foto: iStock)

1. Converse com o bebê 

É isso mesmo, falar com o seu bebê é algo extremamente importante para ele, por mais simples que esse estímulo seja! Nem sempre é preciso fazer algo complexo para conseguir estimular o desenvolvimento do bebê. Mesmo que ele ainda não consiga te responder, é sempre importante se comunicar com o seu filho. Fazer perguntas para ele como “Você está com fome?” ou anunciar a próxima ação com ele como “É hora do banho”, é um estímulo para que ele entenda como manifestar o que sente e as vontades.

Além disso, segundo um estudo da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, falar com uma voz de “criança” com os bebês é extremamente benéfico para o desenvolvimento deles, já que faz com que entendam e consigam focar melhor no que a pessoa está dizendo. Então não perca tempo e converse com o seu bebê!

2. Dance com o seu filho

Se movimentar é algo benéfico para você e para o seu bebê! Pode ser um costume criado desde a gravidez até o momento em que o bebê esteja em seus braços. Dançando junto com o seu filho você cria vínculos com ele, estimula o raciocínio, a coordenação e esquema corporal desde cedo. O movimento da dança em conjunto vai além do desenvolvimento físico, trazendo harmonia, leveza e ajudando os sentimentos a fluírem nesta fase tão intensa.

Cada bebê tem o seu próprio tempo (Foto: Getty Images)

3. Tenha estímulos sensoriais 

Não existe fase melhor para estimular os cinco sentidos do que a primeira infância! Já reparou como os brinquedos para essa faixa etária são coloridos, com sons e texturas diferentes? Isso não é à toa. É possível iniciar o estímulo pela audição, visão, tato e olfato, e conforme o crescimento do bebê, seguir para o paladar (com a introdução alimentar), a coordenação motora, o equilíbrio, memória, atenção e também interação social e emocional. Lembre-se: todo estímulo é bem-vindo! Uma ótima forma de estimular grande parte destas áreas é o contato do bebê com a natureza, além do próprio ambiente familiar.

4. Deixe espaço para os movimentos livres

Cada bebê tem seu tempo, e isso se aplica mais ainda no quesito dos movimentos dele. Cada um tem o próprio tempo para engatinhar, sentar, andar… E deixar que esses movimentos sejam livres e incentivar cada um (com supervisão!) é fundamental para que ele possa fortalecer a musculatura e desenvolver a coordenação motora.

Isso significa que cair e se machucar é algo que faz parte desta nova fase, sendo totalmente normal e esperado! Pensando nisso, a Mustela desenvolveu o Gel Arnica & Calêndula BIO, que serve para a acalmar as áreas de desconforto causadas por pequenas batidas ou quedas a partir dos nove meses de vida. Ao lado de CICASTELA, esta dupla de produtos ajuda a amenizar os pequenos dodóis para que o seu filho possa explorar, descobrir, brincar e se desenvolver cada vez mais. Crescer é se aventurar. E você pode contar com a dupla de cuidados da Mustela para cuidar dos pequenos machucadinhos que possam aparecer. 

Os produtos Mustela estão preparados para cuidar dos pequenos machucados durante o desenvolvimento das crianças (Foto: Divulgação)

Viagem em família: veja o passo a passo de como fazer o check-in em um navio

Mais lidas

Notícias

Foto mostra que Nicolas Prattes 'escondeu' barriguinha de Sabrina Sato antes da notícia de gravidez

Família

Emocionante! Pais viajam mais de 10 mil quilômetros para adotar filha e ela mostra todo o processo

Notícias 📣

Edu Guedes fala sobre primeiro filho com Ana Hickmann: "Deus vai escrevendo as coisas"

Família

Filha de Ana Maria Braga tem vida simples no interior de São Paulo longe da fama: veja foto inédita

Imperdível

Ofertas do dia: até 51% de desconto no smartphone POCO X6 Pro

Notícias

Jade Magalhães impõe condição para morar com Luan Santana após gravidez

Família

Larissa Manoela fala sobre gravidez de 1º filho com André Luiz Frambach

Família

Ana Paula Arósio não fala com a mãe que vive em asilo há anos e perdeu enterro do pai


Palavras-chave
desenvolvimento do bebê mustela Cicastela Gel Arnica & Calêndula Bio pequenos machucados