Bebês

Importância e benefícios da vitamina E para o bebê

Getty Images

Publicado em 09/11/2022, às 07h43 por Fernanda de Andrade


Compartilhe:


Saber quais vitaminas são mais importantes para o adulto já é algo complicado, e quando o assunto vai para a área infantil, a dúvida dobra de tamanho. Afinal, existem diversas vitaminas com os mais variados benefícios e formas de serem absorvidas, e algumas podem acabar sendo “esquecidas” em meio das várias letras do alfabeto. Uma das mais importantes para a primeira fase da vida é a vitamina E.

A vitamina E é extremamente importante para os bebês e recém-nascidos, por possuir propriedades necessárias neste primeiro contato com o mundo e que podem ser levadas até a fase adulta. Ter o hábito da inclusão de vitaminas na alimentação e rotina desde cedo aumenta as chances de que aquele bebê se torne uma pessoa ainda mais saudável quando crescer. Veja aqui alguns benefícios da vitamina E para o seu bebê!

Bebês recebem a vitamina E por meio da amamentação (Foto: Getty Images)

Vitamina E nos bebês

Os bebês, principalmente quando recém-nascidos, possuem uma falta de vitamina E no organismo, já que a passagem dela através da placenta é muito baixa. Contudo, a preocupação com essa baixa concentração só deve existir no caso de bebês que nasceram prematuros, que receberão os cuidados necessários de acordo com a avaliação dos médicos responsáveis por ele.

Nos demais casos, é natural que haja essa baixa quantidade de vitamina E. A absorção dela (e de muitas outras) no organismo do bebê acontecerá por meio da ingestão do leite materno. Então, não precisa perder a cabeça! Seu bebê recebe todos os nutrientes que precisa e na quantidade que precisa através da amamentação. Fora isso, também é possível fazer uma complementação com outros produtos para pele ou alimentos ricos em vitamina E (claro, apenas após os 6 meses de vida em que é possível fazer a introdução alimentar, antes disso, o recomendado é apenas o aleitamento materno exclusivo).

Benefícios da vitamina E para os bebês

Como foi dito anteriormente, os bebês nascem com uma baixa concentração de vitamina E, mas ela é reposta por meio da amamentação. Isso não acontece por acaso. A vitamina E é extremamente importante para o desenvolvimento e proteção do organismo dos bebês. Ela é uma vitamina que possui propriedades antioxidantes, atuando diretamente na proteção das membranas celulares da área da oxidação e destruição.

Para os bebês, essa ação antioxidante pode agir como uma forma de proteção contra substâncias que possam ser causadoras de doenças crônicas ou degenerativas no futuro da criança, garantindo um bom funcionamento das funções celulares. Além disso, ela também atua na proteção contra o “mau colesterol”, o LDL, já que a ação antioxidante faz com que ele não se acumule nas artérias. Também na área cardiovascular, a vitamina E ajuda na dilatação dos vasos sanguíneos de forma que seja possível prevenir coágulos.

O leite materno é a principal fonte de vitamina E do bebê (Foto: Getty Images)

Já na área do sistema imunológico do bebê, a vitamina E é uma das mais importantes para a imunidade dele, podendo ser utilizada para o fortalecer em situações de imunidade baixa. Esta vitamina também é extremamente necessária para o desenvolvimento ósseo e muscular, por auxiliar na absorção de cálcio, potássio e outros minerais necessários.

A pele do bebê é cinco vezes mais fina do que a pele do adulto, e por isso ela requer cuidados especiais. A vitamina E é extremamente benéfica para este órgão (lembre-se: a pele é o maior órgão do corpo humano!), atuando na hidratação dela. Para garantir um cuidado ainda mais reforçado na pele do bebê com a vitamina E, usar produtos com a presença dela é uma ótima ideia, como é o caso do Creme Contra Assaduras Dermocalmante, da Granado!

Mais lidas

Família

Datas de nascimento que estão ligadas ao dom da inteligência

Família

Larissa Manoela fala sobre gravidez de 1º filho com André Luiz Frambach

Família

Ex-Tiazinha, Suzana Alves posta foto com enteado de 19 anos: 'Cara inchada de tanto chorar'

Família

Camila Queiroz e Klebber Toledo falam sobre vinda do 1° filho: "Vai dar tudo certo"

Família

Fenômeno raro 'chuva negra' atingirá região do Brasil após frente fria

Família

Mãe de Endrick posta reflexão profunda antes do anúncio de casamento do filho

Família

Padre Fabrício Rodrigues morre aos 29 anos após acidente com cavalo

Família

Filha mais discreta de Leonardo e agrônoma: conheça a madrinha de José Leonardo


Palavras-chave
Bebê Amamentação granado Vitamina E