Bebês

Juíza espanhola troca nome de bebê no registro civil sem consultar a família da criança: “Inadequado”

Getty Images

Publicado em 13/11/2022, às 19h29 - Atualizado em 16/11/2022, às 08h39 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Escolher o nome do bebê é uma decisão que deve ser muito bem pensada durante a gravidez. Isso fará parte da formação e reconhecimento de sua identidade. Por isso, vale a pena consultar um dicionário de nomes, pois isso pode facilitar a escolha e até mesmo evitar surpresas desagradáveis. Pensar em um significado especial, uma bela pronúncia e atender aos gostos dos pais não é a tarefa mais simples!

Agora, imagine que você é o pai do bebê e a escolha do nome da criança fosse inesperadamente trocado no registro civil, por decisão judicial, sem que fosse consultado previamente pela mudança. Quem passou por esta situação foi um casal espanhol. A mãe e o pai decidiram nomear a filha com o nome Hazia, uma menção a “cuidar”, “crescer” e “nutrir “, em sua origem basca.

Porém, o Registro Civil de Vitória, na Espanha, vetou o nome que consta no documento da recém-nascida para Zia. O motivo foi que a nomenclatura original foi considerado “inaceitável” pela lei do país, pois se enquadra na lista de nomes proibidos pela Justiça.

“A palavra proposta significa, no basco usual, ‘esperma’. Por ordem judicial, a criança se chamará Zia. Este nome é fonética e semanticamente equivalente ao que foi inicialmente solicitado’ e não tem ‘conotações negativas'”, determinou a magistrada responsável.

Em latim, Zia significa ‘ semente ‘. Rosa Maria Manteiga, a avó paterna da família, desabafou sobre a situação: “O verdadeiro sentido de Hazia é ‘dar vida’, e foi isso que os pais decidiram livremente. É injusto que a menina tenha que assinar com um nome diferente daquele que escolheram”, contou para o portal de notícias El País.

Inscreva-se no 14º Seminário Internacional Pais&Filhos

O 14º Seminário Internacional Pais&Filhos – Toda família é nossa já tem data para acontecer. Depois de cinco edições online, essa volta a ser presencial no dia 17 de novembro, na Unibes Cultural, em São Paulo. Vai rolar palestras, mesa-redonda, sorteios, ativações e muito mais! Para participar, é só se inscrever aqui! Te esperamos por lá.

Mais lidas

Notícias 📣

Edu Guedes fala sobre primeiro filho com Ana Hickmann: "Deus vai escrevendo as coisas"

Notícias

Foto mostra que Nicolas Prattes 'escondeu' barriguinha de Sabrina Sato antes da notícia de gravidez

Família

Emocionante! Pais viajam mais de 10 mil quilômetros para adotar filha e ela mostra todo o processo

Imperdível

Ofertas do dia: até 51% de desconto no smartphone POCO X6 Pro

Família

Filha de Ana Maria Braga tem vida simples no interior de São Paulo longe da fama: veja foto inédita

Notícias

Jade Magalhães impõe condição para morar com Luan Santana após gravidez

Bebês

“Eu odeio o nome da minha filha” diz pai que já mudou o nome da bebê, mas que ainda se arrepende

Família

Madrasta explica cor de vestido em festa de 15 anos de Rafa Justus após polêmica


Palavras-chave
Bebê Família relato Nome do bebê Registro Civil