Por Samantha Melo, filha de Sandra e Tião
A maternidade estadual Leonor Mendes de Barros, na zona leste de São Paulo, acaba de implementar uma novidade: um top elástico que permite que os recém-nascidos tenham um contato maior com as mães após o parto, evitando a separação imediata.
A ideia surgiu a partir de uma experiência feita pela equipe de Jovens Acolhedores do hospital, que confeccionou 250 peças do modelo improvisando meia-calça cortada. O resultado foi considerado um sucesso e, por isso, a maternidade decidiu distribuir a peça gratuitamente. As mães podem até a levar para casa depois da alta.
Apelidada de “top maternal”, a roupa permite a aproximação pele a pele do bebê com a mãe, já que o pequeno fica literalmente dentro da peça. Foi detectado que este contato íntimo pode trazer inúmeros benefícios, como acalmar o bebê, normalizar sua respiração e batimentos cardíacos, assegurar a manutenção térmica da criança e estimular a alimentação.
Método Mãe-Canguru
Implementado no Brasil em 1999, o Método Canguru, que provavelmente inspirou a criação do “top maternal”, aproveita-se desse vínculo pele a pele para tratar bebês prematuros. Os recém-nascidos são amarrados de forma delicada ao corpo das mães para crescerem e se desenvolverem com mais rapidez. O método é adotado como política pública pelo governo brasileiro e por parte das maternidades privadas, e costuma ter mais eficiência do que as incubadoras.
Hospital e Maternidade Leonor Mendes de Barros
Avenida Celso Garcia, 2.477, Belém – São Paulo/SP. Tel.: (11) 2291-3110