Se você é pai de primeira viagem e quer fazer parte das tarefas do bebê, mas não por onde começar, fica tranquilo! A gente te ajuda. Reunimos algumas dicas de como cuidar de um recém-nascido dadas por Nico Bacani, pai de dois meninos. Senta aí, pega seu caderno e anote tudo!
1. Acalme o bebê com as técnicas do “5 S”
Um vídeo que circulou as redes sociais e fez o maior sucesso, uma mulher parecia ser capaz de acalmar qualquer recém-nascido chorando. A autora, Harvey Karp, explicou que tudo o que você precisa fazer é imitar as condições de quando ele estava no útero, ou seja, coloque-o em posição fetal ao seu lado, reproduza sons parecidos com os que ele ouvia lá de dentro (também conhecido como “ruído branco”), sacuda-o usando movimentos curtos e rápidos e, por fim, dê uma chupeta.
2. Seja responsável pelo banho do bebê
A conexão entre a mãe e o bebê é quase sempre construída sem esforço, diferente do que acontece com o pai. Mas isso pode mudar se você começar a dar banho nele diariamente. São nesses momentos de vocês dois que o vínculo afetivo se fortalecerá. O bebê aprenderá a identificar a maneira como o pai o segura, a sensação de suas mãos, o som de sua voz e até seu cheiro.
Depois de algum tempo fazendo isso, seu bebê irá se acostumar com seu toque e não irá chorar quando você precisar fazer alguma outra coisa com ele, como trocar a fralda, por exemplo.
3. O que ele não sabe não vai machucá-lo
Uma técnica que Nico costumava usar quando seus filhos ainda eram pequenos era de brincar de esconde-esconde pela manhã e aproveitar para sair para o trabalho. Isto porque, quando optava por se despedir, o bebê caia no choro por horas. Mas, quando escapava no meio da brincadeira, ele passava o dia despreocupado.
Já quando a criança for maior, o segredo é explicar que precisa trabalhar que que à noite estará de volta. Depois de alguns dias, ele vai perceber que você cumpriu sua promessa e não terá mais problemas em te ver partir.
4. Cante para o seu bebê
Você provavelmente vai ser aconselhado a cantar para o seu bebê mesmo quando ele ainda estiver no ventre de sua mãe. Mas lembre-se que isso também funciona quando ele estiver aqui do lado de fora também! Isso pode deixá-lo mais calmo e trazer sensação de segurança. Então, use e abuse das músicas!
Leia também:
Vai visitar um recém-nascido? Veja 10 coisas que os pais de primeira viagem gostariam de te falar
7 coisas que você precisa saber sobre recém-nascidos
Estudo aponta os benefícios de cantar para o seu bebê durante a gravidez