Na reta final da gravidez gêmeos Álvaro e Antonio, a modelo Bárbara Evans postou um vídeo em suas redes sociais para mostrar a barriga durante uma contração de treinamento.
O que ocorreu com Bárbara são as contrações de Braxton- Hicks, conhecidas como contrações de treinamento ou falsas, já que não se tratam de contrações de parto, mas sim do músculo do útero, assim como ocorrem no momento do nascimento.

No vídeo, ela afirma que na região de sua barriga está “tudo duro”, por conta da rigidez muscular. “Vamos de contração, está tudo duro, Brasil”, disse Bárbara. Além dos gêmeos, a influenciadora é mãe de Ayla, de 1 ano.

Canal da Pais&Filhos no WhatsApp
Quer receber as principais notícias da Pais&Filhos diretamente no seu WhatsApp? É muito fácil: basta clicar AQUI para seguir o canal. Não esqueça de ativar as notificações para não perder nenhum conteúdo por lá, ok?
O que são as contrações de treinamento?
À medida que o corpo se prepara para o parto, o útero também começa a se preparar. As contrações de Braxton Hicks, ou, como são popularmente conhecidas, “contrações de treinamento“, são uma maneira do útero praticar para o verdadeiro trabalho de parto.
Essas contrações leves geralmente não causam dor real, elas parecem mais com um endurecimento ou aperto do útero e normalmente duram de 30 segundos a 2 minutos. Geralmente começam no segundo trimestre, em torno das 20 semanas de gestação. Se estiver grávida do segundo ou terceiro filho, no entanto, elas podem vir mais cedo (e mais intensas).

A maior diferença é que as contrações de Braxton Hicks acontecem de forma irregular – são muito esporádicas e não ocorrem em um padrão certo, como as contrações reais. Eles diferem de mulher para mulher e de gravidez para gravidez. Algumas mulheres têm várias vezes ao dia; outras, parecem não tê-las.
As contrações de treinamento tendem a parecer mais intensas e acontecem com mais frequência à medida que a gravidez progride. Além disso, elas acontecem frequentemente após exercícios físicos ou relação sexual. Se você achar as contrações desconfortáveis, faça o possível para relaxar quando elas ocorrerem. Tente se deitar, ou sair para caminhar. Praticar exercícios respiratórios também podem ajudar.