Nessa última segunda-feira, dia 6 de fevereiro, um forte terremoto atingiu a Turquia e a Síria. Com um número de mortos que cresce a cada estimativa, a situação dos países preocupa e abala as pessoas do mundo inteiro. Apesar disso, alguns sinais de esperança fazem com que o trabalho daqueles que estão atuando no resgate das vítimas valha realmente a pena.
Um bebê foi resgatado com vida, em Malatya, no Sudoeste da Turquia, após ser retirado dos escombros de um prédio causados pelos abalos sísmicos. A imagem do resgate viralizou nas redes sociais e comoveu muitos aqueles que estão acompanhando a tragédia pelo noticiário. A criança havia nascido há pouco tempo, e em poucos dias de vida já se provou resistente, sobrevivendo ao caos que está ocorrendo no país.
Não foram divulgadas informações sobre nome e idade da criança, somente que ela passa bem. Não se sabe quanto ao estado de saúde dos familiares. Segundo a Autoridade de Gerenciamento de Emergências e Desastres turca o número de mortos no país é de cerca de 1,5 mil.
🙏🏻Malatya’da, 5 katlı bir apartmanın yıkılan enkazı altında kalan 3 yaşındaki Miran Tekeş ile 26 yaşındaki Abdullah Uraz Sivas itfaiye ekipleri tarafından yapılan çalışmalar neticesinde 22 saat sonra enkaz altından sağ kurtarıldılar https://t.co/4yzs5pE0a1#deprem #Malatya pic.twitter.com/SZ0R4g4aqq
— Akşam Gazetesi (@Aksam) February 7, 2023
De acordo com o Serviço Geológico dos EUA o primeiro tremor de magnitude 7,8 ocorreu às 4h17 no horário local (22h17 de domingo, no horário de Brasília) a uma profundidade de 17,9 km, perto da cidade de Gaziantep. Muitos edifícios desabaram e equipes de resgate foram mobilizadas para procurar sobreviventes nos escombros.