Foram quase 40 dias de angústia, medo e UTI. “Por um momento, achei que ele não iria resistir, mas estava sempre ali, pedindo a Deus”, desabafa Maria José, em entrevista ao G1, mãe do pequeno Heitor, de menos de três meses de vida e que teve Covid-19.
Tudo começou quando o bebê tinha apenas três meses e deu um susto na mãe, que teve que sair às pressas de Serra Talhada, no Sertão, para levá-lo ao Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), referência no tratamento do novo coronavírus em Recife.
“Ele passou por uma grande luta contra a Covid-19, uma doença que está levando muitas vidas. Ver ele na UTI, cheio de aparelhos, tomar vários remédios, me deu uma tristeza enorme”, ela confessou na entrevista.
Segunda chance
Não é só a mãe do bebê que acredita em segunda chance. Para os médicos que cuidaram de Heitor a recuperação dele é considerada vitória. “Logo que ele chegou, mostrou que era um paciente muito grave. Ele parou logo, durante a entubação. Foi uma parada rápida, mas foi uma parada cardíaca“, lembra a médica Cláudia Abreu.
Durante os 37 dias, o bebê teve duas paradas cardiorrespiratórias, foi entubado e teve infecções, segundo o portal. “Durante esse tempo, desafiou a gente todos os dias. A gente ficava preocupado a cada dia, porque é uma doença que está sendo descoberta e é uma doença que mata”, a especialista completa.
“Vê-lo saindo, para nós, foi uma conquista enorme. Foi como se estivesse passando um filme na minha cabeça dos momentos que a gente vivenciou com ele. Foi o resultado de uma grande equipe trabalhando com muito compromisso, com desejo de dar certo”, a médica entrega.
Aplausos
“Ver que ele foi curado me traz uma felicidade enorme, pois Deus me deu ele duas vezes”, a mãe comemora a alta de Heitor.
A alta do bebê foi comemorada com muitos aplausos pelo hospital e sorrisos dos funcionários. “É uma celebração da vida. Quando a gente está diante de um momento de tanta dúvida, entre a vida e a morte, entre certezas e dúvidas do que estamos vivendo”, reflete a fonoaudióloga Helena Pinto, parte do grupo que organizou a homenagem ao Heitor.
Agora, você pode receber notícias da Pais&Filhos direto no seu WhatsApp. Para fazer parte do nosso canal CLIQUE AQUI!