Já se perguntou qual é o momento em que os bebês começam a sentar sozinhos?
Afinal, todas as pequenas conquistas nessa fase inicial da vida são importantes, mas ver o filho sentado é algo especial para muitos pais.
A seguir, você descobre tudo sobre quando os bebês se sentam e por que isso é importante para o desenvolvimento deles. As informações são do site americano Parents, referência em parentalidade.
Quando os bebês começam a sentar?
Muitos bebês já conseguem se sentar com ajuda dos adultos por volta dos 4 meses. Mas, para conseguirem fazer isso sozinhos, pode demorar um pouco mais.
Contudo, é muito importante não apressar o seu filho nesse quesito. Isso porque ele precisa dominar algumas habilidades motoras fundamentais, como o equilíbrio da cabeça.
Quando a criança tentar se sentar pela primeira vez, é normal que ela fique bem instável e sem equilíbrio. Porém, isso melhora entre 7 e 9 meses de idade.
Como impacta o desenvolvimento?
Sentar sozinho é um grande passo para o desenvolvimento do seu bebê. Abaixo, você confere alguns dos motivos:
- Independência: quando o bebê consegue se sentar, isso o torna mais independente e o ajuda a explorar os ambientes de novas formas.
- Desenvolvimento muscular: para se sentar sozinho, ele precisa ter músculos fortes no pescoço, no estômago, nas costas e nos quadris.
- Habilidades motoras finas: quando a criança se senta, ela começa a ficar mais à vontade para usar as mãos.
Como ajudar?

Primeiramente, seu bebê precisa ter um bom controle de cabeça antes de conseguir se sentar. Por isso mesmo, deixá-lo de bruços por certos períodos é uma boa forma de fortalecer esses músculos.
Outra dica interessante é incentivar o equilíbrio! Para ajudar, tente se sentar com as pernas cruzadas no chão. Você pode colocar o seu filho entre a sua panturrilha e a parte de trás da coxa para dar mais suporte a ele.
Sinais de que o bebê está pronto
Existem alguns sinais bem característicos de quando os bebês estão prontos para sentar. Por exemplo, eles começam a esticar o braço quase como se fosse um apoio para estabilizar o torso.
Além disso, conforme o seu filho cresce, ele fica cada vez mais preparado para se sentar sozinho por alguns segundos. Fique de olho nessa evolução para saber o momento certo de deixá-lo mais independente.
Dicas de segurança
Lembre-se de que o bebê ainda está desenvolvendo noções de equilíbrio. Além disso, ele pode se distrair com os estímulos do ambiente. Por isso, nunca deixe de estar presente supervisionando as tentativas dele de se sentar.
Assim que o seu filho conseguir se sentar sozinho, você também pode adaptar os espaços para deixá-los mais seguros. Veja se o entorno do berço está seguro e tire qualquer item perigoso do alcance da criança.
Seja uma parceira do Clube Pais&Filhos e faça uma renda extra!
Lançamos um programa de afiliados no Clube Pais&Filhos, onde você encontra uma curadoria especial de produtos que acompanham cada fase — da gestação à infância — com descontos de até 50%. Você pode começar agora mesmo a faturar em cima dessas vendas!
Quer ser nossa afiliada? Clique aqui e faça parte!
Leia mais
- O que você precisa saber sobre soluços em bebês?
- 4 dicas para evitar o arrependimento do nome do seu filho








