Pode parecer que seu bebê passa muito tempo só deitado, mas ele na verdade está fazendo bastante exercício o dia todo. Seja mexendo em alguma coisa, chutando o ar ou se debatendo durante a troca de fralda, ele está se exercitando. E toda essa construção de força é essencial para o desenvolvimento motor da criança: ela irá precisar de músculos fortes para levantar a cabeça, rolar, sentar, engatinhar e eventualmente andar. Saiba três maneiras de estimular isso.
- Hora da barriga
O bebê passa a maior parte do tempo deitado de costas. Virá-lo de barriga para baixo ajuda a fortalecer os músculos do pescoço, braços, ombros, costas e estômago. Comece com períodos curtos (3-5 minutos). Depois de botá-lo nessa posição em um lençol ou um tapete no chão, coloque-se na mesma posição para fazer companhia para ele. Sorria, fale, cante, faça caretas ou dê um brinquedo para ele.
- Sentar
Colocar o bebê sentado é outro jeito de estimular os músculos dos ombros, braços e costas. Você pode começar colocando a criança nessa posição a partir das 6 semanas; se ela for muito pequena para sustentar sua cabeça, em vez de puxá-la pelos braços, coloque seus braços atrás dos ombros do bebê com suas mãos atrás da cabeça dele para evitar que ela fique caindo para trás.
- Movimento bicicleta
Sua mãe já te disse que fazer o movimento de andar de bicicleta com as pernas do seu bebê ajuda a liberar gases? Não é só um método natural de tirar o ar do sistema digestório, mas é também um bom jeito de trabalhar as pernas, quadris, joelhos e abdominal do seu bebê. Esse movimento ajuda a melhorar a flexibilidade assim como a vontade da criança de se mexer.
Leia também:
O livro como um grande presente
10 motivos para gostar da difícil fase da birra
Pais gastam até 30% mais com meninas do que com meninos, diz pesquisa