Quando chega um bebê, tudo muda. Seja ele o primeiro, segundo, terceiro… É um novo membro na família, uma nova rotina para todos se adaptarem, e novos aprendizados a caminho. Até mesmo os cuidados que eram comuns na rotina durante a gravidez passam a ser revistos, e entre eles, os cuidados para a amamentação!
A hora do aleitamento materno é única para cada mãe, e vai muito além de “apenas” alimentar o seu bebê. É um momento de conexão entre você e seu filho, exclusivo e totalmente de vocês, onde a relação se aprofunda e se conhece cada vez mais. Contudo, nem sempre a amamentação é algo que dá certo logo na primeira vez, e existem alguns cuidados para ajudar.
Amamentação: benefícios para mãe e bebê
De uma coisa não há dúvidas: o leite materno é um alimento de ouro para o bebê. A Organização Mundial da Saúde recomenda que ele seja o único alimento até os seis meses de vida do bebê. Isso significa que nem mesmo água é necessária até esta marca. Segundo a Unicef, os bebês que são amamentados ficam doentes menos vezes e são mais bem nutridos dos que ingerem outro tipo de alimento. Além disso, mesmo depois dos seis meses de vida, o leite materno pode continuar presente na alimentação do bebê, desde que seja como um complemento.
Os benefícios da amamentação também se estendem para a mãe! Amamentar o próprio filho é um direito garantido por lei, no artigo 9° do Estatuto da Criança e do Adolescente, em que é explicado que o governo, instituições e empregadores têm o dever de garantir que a mãe tenha condições de amamentar o filho. O aleitamento materno auxilia o útero a retornar ao tamanho original antes da gravidez, diminui o risco de câncer de ovário e de mama, protege contra doenças cardiovasculares, acelera perda de peso, e as chances da mãe desenvolver diabetes ou anemia pós-parto são reduzidas. Porém, é natural que a amamentação seja um processo desafiador no começo. Mas não desanime! Alguns cuidados especiais, aliados a um acompanhamento com um profissional, podem ser a chave para tornar o momento mais prazeroso!
Cuidados com o seio na amamentação
É comum que a hora da amamentação seja associada com a dor ou desconforto nos seios, mas isso não deve ser assim. Um dos maiores cuidados tanto para o seu seio quanto para o seu conforto e do bebê é se atentar à pega correta. Pode ser que o seu bebê não esteja sendo amamentado na melhor posição, e existem algumas dicas para conferir isso. Primeiro, os lábios do bebê devem cobrir toda ou quase toda a aréola, e não apenas o mamilo. Para que isso seja mais fácil, você pode apoiar a cabeça e costas do bebê, e encostar a barriga dele em você.
Além disso, a higienização do seio deve ser feita apenas com água durante o banho, sem sabão ou qualquer outro produto. Além disso, nunca esfregue ou torça o seio em nenhum momento! Caso use alguma pomada, a composição dele deve ser a base de lanolina. Para sutiãs, priorize os mais confortáveis e que proporcionem uma melhor sustentação das mamas.
Pensando em um maior conforto na hora da extração, a Philips Avent desenvolveu o Extrator Elétrico Natural Motion Individual, que conta com uma almofada de silicone macia e adaptável a todos os tipos de mamilo, tecnologia de movimento natural que simula as ondas feitas pela língua do bebê na hora da amamentação, e um motor silencioso, permitindo que você possa usá-lo em qualquer lugar ou situação.