Uma pesquisa feita pela linguista Amalia Skilton, da Faculdade de Artes e Ciências da Universidade Cornell (Estados Unidos), e publicada na revista científica do Cambridge University Press, analisou como é o desenvolvimento da linguagem dos bebês.
Foi observado que eles escolhem palavras que possam chamar a atenção para si, como os pronomes demonstrativos, como por exemplo: este, aquele, isto e etc. O mais curioso foi o fato de que todos eles pronunciam as mesmas palavras e expressões quando estão aprendendo a falar, independente de cidade, estado ou pais!
O estudo durou quatro anos e bebês entre 10 e 18 meses de vida foram pesquisados e diferentemente do que os pais imaginam, as pronuncias “mamãe” ou “papai”, não são as primeiras palavras faladas pelas crianças. “Desde muito pequenas, quando ainda conhecem pouquíssimas palavras, as crianças já aprendem demonstrativos que chamam a atenção dos outros para os objetos, como ‘isto/aquilo’ e ‘aqui/ali’”, analisou.
De acordo com Amalia chamar a atenção é a base para todo o restante da linguagem e da interação social, não importando o idioma que falem, e que essas palavras demonstrativas aparecem, inicialmente, no vocabulário das crianças porque os bebês são curiosos e estão descobrindo o mundo, querendo então, de alguma forma, compartilhar seu ponto de vista com outras pessoas.
O uso inicial de palavras como “este” e “aquilo” foi identificado em idiomas, como inglês, espanhol e mandarim. A pesquisadora observou padrões semelhantes entre 45 falantes do povo Ticuna, na região do Peru, onde vivem cerca de 69 mil indígenas ao longo do Amazonas/Solimões no Peru, Colômbia e Brasil. O idioma Ticuna apresenta seis demonstrativos, quatro dos quais foram estudados por causa de seu uso mais comum.
Confira tudo o que rolou no 14º Seminário Internacional Pais&Filhos!
Uma pesquisa feita pela linguista Amalia Skilton, da Faculdade de Artes e Ciências da Universidade Cornell (Estados Unidos), e publicada na revista científica do Cambridge University Press, analisou como é o desenvolvimento da linguagem dos bebês.
Foi observado que eles escolhem palavras que possam chamar a atenção para si, como os pronomes demonstrativos, como por exemplo: este, aquele, isto e etc. O mais curioso foi o fato de que todos eles pronunciam as mesmas palavras e expressões quando estão aprendendo a falar, independente de cidade, estado ou pais!
O estudo durou quatro anos e bebês entre 10 e 18 meses de vida foram pesquisados e diferentemente do que os pais imaginam, as pronuncias “mamãe” ou “papai”, não são as primeiras palavras faladas pelas crianças. “Desde muito pequenas, quando ainda conhecem pouquíssimas palavras, as crianças já aprendem demonstrativos que chamam a atenção dos outros para os objetos, como ‘isto/aquilo’ e ‘aqui/ali’”, analisou.
De acordo com Amalia chamar a atenção é a base para todo o restante da linguagem e da interação social, não importando o idioma que falem, e que essas palavras demonstrativas aparecem, inicialmente, no vocabulário das crianças porque os bebês são curiosos e estão descobrindo o mundo, querendo então, de alguma forma, compartilhar seu ponto de vista com outras pessoas.
O uso inicial de palavras como “este” e “aquilo” foi identificado em idiomas, como inglês, espanhol e mandarim. A pesquisadora observou padrões semelhantes entre 45 falantes do povo Ticuna, na região do Peru, onde vivem cerca de 69 mil indígenas ao longo do Amazonas/Solimões no Peru, Colômbia e Brasil. O idioma Ticuna apresenta seis demonstrativos, quatro dos quais foram estudados por causa de seu uso mais comum.