Após 11 horas de cirurgias, gêmeas Siameses que nasceram grudadas pelo abdômen foram separadas nos Estados Unidos. Para realizar o procedimento em AmieLynn e JamieLynn na última segunda-feira, dia 23 de janeiro, foi preciso 25 médicos na sala de operação. As bebês, de 4 meses, eram onfalópagas e compartilham o mesmo fígado.
A cirurgia histórica aconteceu no hospital pediátrico Cook Children’s Medical Center, de Fort Worth, no Texas, Estados Unidos e foi um sucesso, Agora AmieLynn e JamieLynn estão em observação na unidade médica por conta da complexidade do caso. Os médicos informaram em um comunicado oficial, que o fato de que cada bebê tinha um coração e bolsa cardíaca aumentou as chances de sobrevivências delas.

“A cirurgia de separação [deu] a AmieLynn e JamieLynn mais oportunidades de melhorar sua saúde e desenvolvimento, e de crescer como as meninas únicas e individuais que são desde o nascimento, independentemente de sua conexão física como gêmeas siamesas”, disse o hospital no comunicado.
💕🫶🏽 Emotional day at Cook Children’s as the North Texas hospital celebrates its first-ever separation surgery for conjoined twins AmieLynn & JamieLynn Finley of Fort Worth.
After 11-hour surgery both girls are recovering well. @cbsaustin pic.twitter.com/gJxmaGKfKv
— John-Carlos Estrada (@Mr_JCE) January 26, 2023
Amanda Arciniega, mãe das gêmeas, contou ao hospital que recebeu o diagnóstico das filhas quando ainda estava grávida, por meio de um exame de ultrassom com 10 semanas. As bebês nasceram prematuras com 34 semanas, no dia 3 de outubro de 2022, com 2 kg e 42 cm. “Nunca teria pensado num milhão de anos que poderia ter gêmeos”, “E, para além disso, nem gêmeas siamesas”, disse ela em uma publicação no Twitter.