As gêmeas siamesas, Allana e Mariah, de 2 anos, passaram por quatro cirurgias para se separarem. Neste domingo, dia 21 de agosto, aconteceu o procedimento final de separação no Hospital Clínicas de Ribeirão Preto. A cirurgia durou cerca de 25 horas e contou com a presença de 50 profissionais da área da saúde.
De acordo com informações divulgadas pelo hospital, as gêmeas passam bem, mas ainda não há uma previsão de quando elas devem receber alta. O procedimento foi liderado pelo professor, Hélio Rubens Machado. Na ocasião, a equipe realizou a dissecção de 25% dos vasos sanguíneos, que ainda conectavam as irmãs.
As gêmeas passaram por cirurgias em março de 2023, agosto e novembro de 2022, nas quais foram separados cerca de 75% dos vasos sanguíneos. Ao todo, elas passaram por cerca de 51 horas de operações.

Outro caso: Gêmeas siamesas são separadas por cirurgia de 17 horas
Após terem passado por uma cirurgia que teve 17 horas de duração, as gêmeas siamesas Valentina e Heloá foram separadas no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (HECAD), este localizado na capital goiana.
Elas eram unidas pelo tórax e pelo abdômen; assim, as gêmeas foram separadas pelo cirurgião pediátrico Zacharias Calil no último dia 11 de janeiro. O procedimento contou com uma equipe médica composta por mais de 50 profissionais. Elas também compartilhavam a bacia, fígado, intestinos delgado e grosso e genitálias.

Após a cirurgia, o médico explicou que a demora se deu graças às enormes aberturas do abdômen das siamesas, já que foi preciso utilizar uma tela neste local em razão da falta de pele para o fechamento. No último ano de 2022, elas já haviam passado por um procedimento cirúrgico que expande a pele, entretanto, ainda não foi suficiente. O fígado e os intestinos puderam ser divididos.
As gêmeas siamesas são naturais de Guararema, cidade no interior paulista, porém moram com os pais, Fernando e Valdirene, em Morrinhos, no estado de Goiás, desde 2021. O motivo da mudança se deu graças ao fato da família querer ficar mais próxima de Goiânia para facilitar a realização dos procedimentos.