Você sabia que os bebês aprendem a reconhecer linguagens mais cedo do que você imagina? De acordo com um estudo publicado pela Nature Communications Biology , conversar com as crianças desde a barriga estimula a aprendizagem.
A seguir, confira mais detalhes sobre o estudo e saiba como incentivar o seu filho. As informações são do site Parents.
Os bebês aprendem desde cedo
Cientistas do Canadá descobriram que os bebês começam a reconhecer diferentes idiomas ainda dentro do útero, por volta da 35ª semana de gestação. Ou seja, antes mesmo do nascimento, a criança já cria uma conexão com as linguagens.
No estudo, foram analisadas reações de recém-nascidos que ouviram histórias em francês (sua língua nativa), alemão e hebraico ainda durante a gestação.
Como resultado, a atividade cerebral do recém-nascido conseguiu diferenciar cada idioma.
O poder da comunicação ainda na barriga
Na pesquisa, 39 gestantes ouviram histórias curtas em diferentes idiomas. Depois do nascimento, nos primeiros três dias de vida, os bebês foram monitorados por meio de exames de imagem cerebral.
Com isso, os pesquisadores identificaram que os recém-nascidos reagiram não só ao francês, mas também mostraram que reconheciam o alemão e o hebraico.
Isso sugere que, no ventre, o cérebro tem uma capacidade de adaptação muito maior.
O que isso muda para os pais?
Anne Gallagher, pesquisadora chefe do estudo, alerta que essa descoberta não significa que os bebês aprendem a falar ou entender uma língua antes de nascer. Mas, eles costumam ter mais facilidade para um aprendizado futuro.
Segundo o estudo, existe uma sensibilidade precoce aos sons da linguagem, o que pode moldar o cérebro.
Você não precisa expor o seu bebê a outros idiomas se não quiser
Se você é mãe ou pai e já se sente sobrecarregado com listas de tarefas e expectativas para o bebê, respire.
O estudo não propõe mais uma obrigação na rotina. Ele apenas revela que o vínculo emocional e intectual com a criança pode ajudá-la no seu desenvolvimento compreensivo futuramente.
Bebês aprendem a linguagem de forma natural
Outro ponto a ser ressaltado é de que as crianças aprendem linguagens de uma forma natural, e bebês aprendem ouvindo. A familiaridade com os sons é o primeiro passo para o desenvolvimento da fala.
Desde os batimentos cardíacos da mãe até o tom da voz paterna, tudo é informação para o bebê armazenar no cérebro em crescimento.
Um passo importante para a ciência
Mais do que orientar práticas para os pais, essa descoberta traz para os cientistas uma nova ferramenta para estudar o desenvolvimento da linguagem desde os primeiros momentos da vida.
Ao mostrar que bebês aprendem antes mesmo de nascer, a pesquisa cria possibilidades de entender a comunicação humana.
Leia mais
- O cérebro diminui durante a gravidez? Saiba por que acontece e quais são os benefícios
- O cérebro do homem muda com a paternidade: por que estar presente só traz benefícios para o pai










