Com um bebê na família, cuidado é sinônimo de carinho e merece uma atenção especial, principalmente quando o assunto é higiene. Apesar do processo parecer simples, não deixa de ser fundamental para a saúde. Dentro e fora de casa, algumas medidas precisam ser tomadas para garantir a higiene do seu filho e para isso, te contamos tim-tim por tim-tim o que precisa ser feito.
Quando devo trocar a fralda?
Sempre que ela estiver suja ou molhada! Geralmente, enquanto recém-nascido, é comum a troca de seis a oito vezes ao dia, que geralmente acontece entre as mamadas. Para retirar os excessos, use um algodão molhado, limpando sempre o bumbum do bebê com movimentos de cima para baixo. Use-o apenas uma vez e em seguida, descarte.
E os lenços umedecidos?
Quando possui uma formulação mais natural, pode ser usado nas peles mais sensíveis, inclusive nas de recém-nascidos. Durante o uso, dentro ou fora de casa, passe na parte do corpo que deseja limpar e em seguida, jogue fora. É importante sempre manter o lacre do produto bem fechado, pois assim evita que ele fique ressecado com o tempo.
Hora do banho
Um dos momentos mais importantes e cheios de cuidados! Durante o banho, você pode optar pelo uso de sabonetes líquidos ou em barra, mas vale lembrar que devem ser dermatologicamente testados e hipoalergênicos.
Água de limpeza
Sua maior aliada nas trocas de fralda fora de casa! Apesar de também permitir o uso logo após o banho, o produto ajuda na limpeza do rosto e corpo, além de acalmar e refrescar a pele do bebê, de forma bem prática. Para a aplicação, umedeça um algodão e passe delicadamente. Vale lembrar que não necessita de enxágue.
Não limpe a boca após a mamada!
Mesmo com resquícios de leite na língua do bebê, não há necessidade de limpar o interior da boca após a mamada. Mas claro, os lábios podem ser higienizados com uma toalha umedecida.
Limpando as orelhas e os olhos
Delicadamente com uma toalha após o banho, ou com um cotonete, o orelha pode ser limpa na parte externa e ser bem seca em seguida. Para os olhos, lave-os durante o banho com o auxílio de um algodão e água. Se o bebê apresentar um lacrimejamento maior, pode ser necessário mais higienizações ao longo do dia.
Chega de nariz entupido!
Para a higienização, opte pelos soros fisiológicos ou sprays específicos para bebês, por terem um jato mais suave. Com o auxílio de uma seringa, aplique o soro delicadamente no nariz e incline, com cuidado, a cabeça para o lado oposto.
Talco em gel
Chega de sujeira! Quando estiver fora de casa, o talco em gel pode ser usado além das assaduras. Ocupando pouco espaço na bolsa, o produto também previne coceiras e brotoejas, acalmando a pele do bebê.
Cuidado com o que vai na boca!
No dia a dia e durante as brincadeiras, é muito comum que os bebês coloquem diversos objetos na boca. Para prevenir contaminações, fique de olho e mantenha-os higienizados após o uso. Utilize água e sabão neutro e desinfete sempre quando necessário.