Durante a troca de fraldas, é comum se questionar sobre quais produtos usar e, principalmente, se eles são ideais para a higiene do bebê. Nesta primeira fase, há a possibilidade do lenço umedecido e do algodão. Mas existe hora certa para usar cada um deles? Para acabar com as dúvidas, te contamos tudo sobre esse momento.

Algodão
Pode ser usado logo nos primeiros dias durante a troca de fraldas. Para isso, combine com água morna para limpar o bebê e esprema bem para retirar o excesso. A melhor opção é encontrar os que possuem formato quadrado ou em disco, pois facilitam bastante na hora da higiene. Para evitar a contaminação por fezes, o ideal é sempre fazer a limpeza no sentido das genitais para o bumbum.

Lenço umedecido
Além de ser prático, pode ser levado para qualquer lugar! O importante para fazer a escolha certa é ficar de olho em produtos de fragrâncias suaves, hipoalergênicos e, claro, dermatologicamente testados. Como opção, os lenços umedecidos da Granado possuem todos esses benefícios, além de serem macios, flexíveis e resistentes.

Com uma fórmula enriquecida dos derivados de óleo de oliva e extrato de rosas brancas, é indicado para as peles mais sensíveis, além de hidratar e acalmar. A boa notícia é que também pode ser usado em recém-nascidos! Basta puxar o lacre adesivo e passar nas áreas em que deseja limpar. Em seguida, é só descartar e fechar bem o produto para garantir a umidade dos lenços por mais tempo.
Qual usar?
Depende! Ambas as opções são válidas, mas o lenço umedecido pode trazer uma maior praticidade aos pais. Por dia, os bebês podem ter em média até 8 trocas de fraldas, então cabe a família escolher a melhor opção para esse momento. Mas a principal regra é: tanto para a limpeza com o lenço umedecido, como para o algodão, deve ser feita de maneira delicada.
Dica para os pais
Para prevenir qualquer tipo de infecção urinária, é muito importante higienizar as mãos antes de começar todo o processo. Desta forma, é possível evitar que as bactérias sejam levadas para a vagina, ânus ou pênis do bebê enquanto os pais fazem a troca de fraldas. Se não estiver em casa, a dica é optar pelo álcool em gel.