Vanesa Herrera mora em Oklahoma, Estados Unidos, e lançou um aviso para outros pais para ficarem atentos ao local onde guardam seus eletrodomésticos, depois que a filha, Azra , de 1 ano foi gravemente queimada quando um fogão tombou.
Ela havia colocado Azra em um passeador enquanto jantava. Embora a mãe geralmente coloque a filha em uma cadeira alta quando ela tem coisas a fazer, naquela noite ela escolheu diferente, e a decisão com consequências devastadoras.
“Geralmente, a rotina é colocá-la na cadeira alta, fazer um lanche e depois fazer o que for necessário, mas hoje eu a coloco no passeador”, disse Herrera. “O Crock Pot ainda estava conectado à ilha, e ela foi até lá e puxou-o para baixo“, contou. O suco fumegante da carne cozida caiu direto para o rosto da menina.
“Ela fez um pequeno som, mas acho que ela estava em choque”, lembrou Herrera. Os serviços de emergência levaram Azra a um hospital local, mas ela foi transportada de avião para um centro médico em Dallas, no Texas. “Eu ainda estava tentando processar o que aconteceu. Foi assustador ”, desabafou Vanesa.
Embora Azra tenha sido libertada alguns dias depois, ela foi internada em outro hospital depois de voltar para casa, quando os médicos descobriram que ela estava desnutrida, já que “as queimaduras haviam sugado tudo dela”, explicou a mãe.
Estudos citados pelo Hospital Infantil Lucile Packard em Stanford observam que quase 2.000 crianças com 14 anos ou menos morrem como resultado de ferimentos em casa. Os ferimentos podem ocorrer de várias formas, mas resultam principalmente de incêndios e queimaduras, asfixia, afogamento, armas de fogo, quedas, asfixia e envenenamento. Em um relatório de 2015 do Centers for Disease Control , os estados para incêndios ou queimaduras e afogamentos foram mais altos para crianças de 4 anos ou menos.
Agora, Herera espera salvar outras crianças de ferimentos graves ou morte, compartilhando a história.“Você nunca acha que isso poderia acontecer com você – e você ouve muito isso, mas, quando acontece, não há palavras para descrever realmente o sentimento”, alertou. É sempre bom ficar de olho nas crianças para que acidentes assim não aconteçam.
Leia também:
Menino se afoga na piscina em poucos segundos e vídeo impressiona: saiba como prevenir acidentes
85% dos acidentes com animais nas ruas ocorrem com cachorros
Seu comportamento pode evitar acidentes: 5 passos para ser um bom passageiro no carro