Sabemos que uma das várias vantagens de amamentar seu filho é a praticidade, não é à toa que ela é recomendada até os dois anos de idade. O seio da mãe não precisa ser esterilizado. Mas quando o uso da mamadeira é inevitável, tudo deve começar com a higienização correta. O mesmo vale para as chupetas. E sabemos que só sabão e água não é suficiente, principalmente quando eles ainda são bebês. Fazer tudo corretamente evita uma série de doenças transmitidas por bactérias, como gripes e infecções intestinais.

Como fazer
Após lavar normalmente todas as peças com escovas próprias para mamadeiras (deixa uma exclusiva para esse fim), escorra bem e esterilize. É simples, e basta escolher a maneira que for mais fácil para você. Isso deve ser feito toda vez após o uso, pelo menos até o primeiro ano de vida da criança. Não se esqueça de deixar as mãos limpas, com água e sabão, para retirar os produtos do recipiente após a higienização. Você pode usar uma pinça de cozinha. Separar um pegador de salada exclusivo para esse fim é uma boa ideia e evita que vocês queime suas mãos.
Fervendo no fogão
Também é ideal você separar uma panela grande só para a esterilização. Procure utilizar a água filtrada, pois a da torneira pode conter certo nível de chumbo. Quando começar a ferver coloque as peças e deixe por cerca cinco minutos para não deformar o bico, que pode ser de silicone ou látex.
Esterilizador químico
Coloque os objetos no recipiente e siga as instruções do produto. Um exemplo é o bactericida Hidrosteril®. Você deixa de molho por cerca de 15 minutos (20 gotas por litro de água). Ele também é indicado para limpar máscaras de inalação.
Microondas
Há quem prefira comprar um esterilizador próprio para microondas, específico para mamadeiras e chupetas. Esses recipientes precisam caber no seu aparelho e as instruções devem ser seguidas conforme a fabricação. O tempo de higienizar varia conforme a potência do micro. Esterilizador de mamadeiras para microondas – Promillus.