
Na última sexta-feira, 26 de outubro, uma mulher de 67 anos impressionou os médicos ao dar à luz uma menina no Hospital de Maternidade e Saúde Infantil de Zaozhuang, em Shandong, leste da China.
Tian e seu esposo podem ser considerados como os pais mais velhos a terem um bebê de forma natural. De acordo com o médico chefe do hospital, Liu Chengwen, os ovários da mãe não condizem com a sua idade cronológica e, por isso, ela foi capaz de engravidar.

“Quando examinamos o sistema reprodutivo da mulher durante o trabalho de parto, descobrimos que ela, diferentemente da maioria das mulheres na faixa dos 60 anos que têm ovários murchos, tem ovários semelhantes aos das mulheres na faixa dos 40 anos”, explicou em entrevista ao jornal chinês CCTV. “Essa é provavelmente uma das razões pelas quais ela foi capaz de conceber naturalmente.”
Apesar de complicações durante a gestação como insuficiência cardíaca e função renal e hepática anormais conforme o trabalho de parto se aproximava, Tian foi submetida a uma cesárea e sua filha nasceu saudável, pesando 2.4kg.

A equipe médica também informou que a gestante desenvolveu pré-eclâmpsia, a qual é caracterizada pelo desenvolvimento da pressão alta em pacientes que normalmente jamais apresentaram o quadro, causando complicações ao bebê.
“Criamos planos terapêuticos especiais de assistência e contingência, reunimos uma equipe composta por médicos dos departamentos de medicina interna, cirurgia, obstetrícia, nutrição e outros para fornecer monitoramento 24 horas da mulher grávida”, disse Liu à CCTV.
Mulher de 75 anos dá à luz primeiro filho e pode ser a mãe mais velha do mundo
Como assim? Mulher se torna a mãe mais velha do mundo ao dar à luz aos 72 anos
Entenda por que engravidar depois dos 45 não é normal