Tamara Panzino, enfermeira aposentada, viveu uma grande aventura ao ajudar a salvar um bebê que parou de respirar durante uma viagem de avião de Pittsburgh para Orlando, nos Estados Unidos. O episódio ocorreu no voo 1691 da Spirit na quinta-feira, 8 de setembro: “Nossos comissários de bordo são treinados para responder a emergências médicas a bordo e utilizam vários recursos, incluindo a comunicação com nossos profissionais médicos de plantão designados em terra, usando kits médicos a bordo e recebendo assistência de profissionais médicos credenciados que viajam no voo”, Spirit explicou em comunicado feito para a CNN.

A enfermeira aposentada contou que no momento do ocorrido estava lendo um livro e com fones de ouvido quando ouviu um comunicado feito pela comissária de bordo: “Temos um bebê que não respira”, disse Tamara à CNN. Quando foi perguntado se tinha algum médico a bordo, Tamara não pensou duas vezes antes de sair do assento e ir para o fundo do avião para ajudar: “Eu não sabia com o que estava lidando,eu vi um bebê. A cabeça estava para trás. E lábios azuis… E meu coração simplesmente caiu”, contou ela.
Após fazer algumas perguntas para o pai do bebê de 3 meses, a enfermeira aposentada começou o trabalho: “Ele (pai) segurou enquanto eu fazia uma massagem no esterno, uma espécie de sacudida agressiva do peito. Faça o bebê reagir apertando-o. Tentando fazê-lo chorar ou respirar fundo”, explicou Tamara. Em pouco tempo o bebê voltou a cor normal e não foi necessário ser feito um trabalho de reanimação cardiorrespiratória.“O bebê ia ficar bom. A cor voltou. Ouvi sons de respiração. Ouvi um batimento cardíaco. Oh, meu Deus, alívio total.”, acrescentou ela.

Tamara conversou e respondeu sobre a situação para a companhia aérea que ficou grata pela ajuda essencial da enfermeira aposentada: “Estendemos nossa mais profunda gratidão a Tamara por ajudar nossos hóspedes e aplaudimos nossa tripulação por sua resposta rápida”, contou a companhia aérea para a CNN Travel.