Desde o começo da vida, as pessoas passam por um problema bem pequeno, mas que pode ser um pouco inconveniente: os soluços.
De acordo com a neonatologista Jenelle Ferry, eles nada mais são do que um espasmo do diafragma, músculo que se contrai para ajudar na expansão dos pulmões durante a respiração.
A boa notícia é que, geralmente, isso não é causa de preocupação. Porém, é interessante ficar de olho nos soluços do seu filho, porque eles podem ter alguns impactos no bem-estar do bebê.
A seguir, você confere mais informações sobre esse tema, segundo o site Parents, referência em parentalidade.
Quando começam?
Sabe quando você sente o bebê chutar dentro da sua barriga na gravidez? Pode ser soluço!
A pediatra Patricia Pinto-Garcia explica a hipótese de que os soluços do feto no útero podem ser uma forma de exercitar os músculos respiratórios, já que ele não começa a respirar de fato até o nascimento.
A partir do momento em que o bebê tem contato com o mundo, esses espasmos são parte do desenvolvimento dele e costumam ser um reflexo normal.
Por que acontecem?
Nem todos os casos de soluços têm uma causa específica, mas existem alguns fatores que aumentam sua probabilidade.
De acordo com a pediatra Amanda Stovall, os possíveis gatilhos incluem:
- Refeições rápidas;
- Excesso de ar na hora da refeição;
- Refluxo.
Como aliviar?
Pensando na lista acima, o primeiro passo para aliviar os soluços do seu filho é alimentá-lo mais devagar. Tente fazer pequenas pausas durante as refeições, em vez de deixá-las acontecerem de uma vez só.
Também é muito importante evitar as famosas táticas contra os soluços. Afinal, lembre-se de que o bebê não é um adulto em miniatura. Ou seja, fazer a criança beber água ou comer um pouco de açúcar não é seguro.
Como prevenir?
Embora eles sejam geralmente inofensivos, existem formas de prevenir os soluços em bebês. Primeiramente, anote quando eles acontecem. Se você notar um padrão, fica mais fácil entender quais são as possíveis causas.
Além disso, alimente o seu filho mais vezes ao dia, mas em menor quantidade. Isso também inclui verificar se ele está tomando leite rápido demais, o que pode fazer com que ele acabe engolindo muito ar.
Quando procurar o médico?

Na maioria das vezes, os soluços não são um problema que exige preocupação. Porém, há alguns casos específicos em que vale a pena entrar em contato com o médico.
Se o bebê parece estar sentindo dor ou permanece soluçando por várias horas, esses podem ser sinais de que a ajuda de um profissional de saúde é necessária.
Seja uma parceira do Clube Pais&Filhos e faça uma renda extra!
Lançamos um programa de afiliados no Clube Pais&Filhos, onde você encontra uma curadoria especial de produtos que acompanham cada fase — da gestação à infância — com descontos de até 50%. Você pode começar agora mesmo a faturar em cima dessas vendas!
Quer ser nossa afiliada? Clique aqui e faça parte!
Leia mais
- Saiba como e quando os 5 sentidos do seu filho se desenvolvem
- Posso usar repelente para proteger o bebê dos insetos?







