Quantas vezes já escutamos que não podemos dar muito colo para o nosso bebê porque isso não é bom para ele? A gente nunca acreditou nisso e, para comprovar, um estudo acaba de sair dizendo que nunca é demais segurar o seu bebê.
E não é só isso, não, a pesquisa ainda mostra que é crucial que você toque e abrace o seu filho, porque isso ajuda no desenvolvimento do cérebro dele. Numa análise realizada no Hospital das Crianças Nationwide, em Ohio, Estados Unidos, foram observados 125 bebês, sendo alguns prematuros, para ver como cada um respondia ao toque.
E olha só: os prematuros respondem menos ao toque do que os bebês nascidos com nove meses. Mas não é por isso que devemos segurar menos, não, muito pelo contrário! Os bebês prematuros que receberam mais colo respondem melhor do que os que não receberam, ou seja, desenvolvem um cérebro mais forte.
A Dra. Nathalie Maitre, líder da pesquisa, conta mais: se os pais não podem segurar os bebês, o hospital tem que considerar a contratação de um fisioterapeuta para nada mais nada menos do que dar colo.
São 15 milhões de prematuros que nascem por ano no mundo todo e muitos deles passam um tempão na UTI, que é um ambiente, vamos combinar, não muito agradável. Imagina só a diferença e o benefício que todas elas teriam se recebessem colo quentinho todos os dias?
O próximo passo da Nathalie é desenvolver um plano para que todas as crianças prematuras ganhem mais colo na UTI. E você pode aproveitar o seu bebê, porque enquanto dá amor, ele se desenvolve com mais força.
Leia também:
Você sabe quando e por que os bebês começam a sorrir?
12 dicas para facilitar sua vida na hora de dar banho no seu bebê
7 coisas que você não sabia sobre amamentação