Os bebês recém-nascidos são mais inteligentes do que parecem! Apesar de estarem no início da vida, essas crianças escondem habilidades surpreendentes.
De acordo com estudos, mesmo nos primeiros meses de vida, eles já demonstram comportamentos que muitos adultos não esperam.
Segundo as pesquisas, os recém-nascidos observam, sentem, reagem e aprendem em ritmo acelerado. A ciência tem revelado fatos impressionantes do que se passa na mente deles.
Pensando nisso, trouxemos 4 atitudes impressionantes que os recém-nascidos são capazes de ter, de acordo com o site Parents.
1 – Eles reconhecem emoções
Mesmo com poucos meses de vida, os recém-nascidos já são capazes de reconhecer emoções. Eles diferenciam uma expressão alegre de uma triste com facilidade.
A partir de um estudo, percebeu-se que bebês de apenas 5 meses percebem o sentimento de angústia e demonstram empatia diante dele.
Segundo a pesquisadora Alison Gopnik, os recém-nascidos não só reconhecem esses sentimentos, mas também se importam com eles.
2 – Se comunicam antes de falar
Antes das palavras, os recém-nascidos já usam os gestos como forma de expressão. A linguagem de sinais para bebês é uma ferramenta que acelera a comunicação e fortalece o vínculo familiar.
Linda Acredolo, PhD, coautora de Baby Signs, revela que bebês que usam sinais aprendem a falar mais cedo. Eles também demonstram mais segurança e ampliam o vocabulário com facilidade.
Para estimular essa habilidade, você pode começar com sinais simples como “comer”, “dormir” ou “mais”. Use sempre junto com a palavra falada. Com o tempo, o bebê começará a responder com gestos antes mesmo de falar.
3 – Pensam melhor do que parece
Os recém-nascidos conseguem entender conceitos simples de lógica e matemática.
Pesquisas mostraram que bebês de 6 a 9 meses se surpreendem quando há resultados matemáticos incorretos. Por exemplo, quando veem dois objetos onde deveria haver apenas um.
Outro estudo testou a percepção estatística. Os bebês notaram que bolas retiradas de uma caixa não combinavam com o padrão que eles já tinham visto antes. Isso mostra que eles usam lógica para resolver problemas.
Para ajudar nessa habilidade do seu filho, brinque com blocos, empilhe objetos ou esconda brinquedos e revele em seguida. Essas atividades simples despertam o pensamento lógico.
4 – Eles também reconhecem rostos
Isso mesmo, os bebês também reconhecem rostos com poucos meses de vida! Segundo especialistas, isso ocorre no período entre 5 e 8 meses. Esse fator também é um forte aliado na construção do vínculo familiar.
No entanto, essa habilidade pode diminuir após os 9 meses. Mas existe um jeito de manter isso por mais tempo: apresentar rostos de pessoas com características diferentes, de várias culturas.
Ou seja, mostre fotos, livros ilustrados ou revistas com rostos diversos. Assim, seu bebê cresce mais receptivo às diferenças.
Seja uma parceira do Clube Pais&Filhos e faça uma renda extra!
Lançamos um programa de afiliados no Clube Pais&Filhos, onde você encontra uma curadoria especial de produtos que acompanham cada fase — da gestação à infância — com descontos de até 50%. Você pode começar agora mesmo a faturar em cima dessas vendas!
Quer ser nossa afiliada? Clique aqui e faça parte!
Leia também
- Língua presa em recém-nascidos: tudo sobre a frenectomia
- Diagnóstico de doenças raras em recém-nascidos está sendo revolucionado pela genética: entenda como









