
Se prepare: o cabelo do bebê vai precisar de um corte algum dia. Apesar de não haver uma idade indicada para o primeiro corte, para eles não é tão fácil assim quanto para nós. “As crianças costumam fantasiar muito nesse assunto. Pensam que pode doer”, lembra Flávia Nassif, mãe de Lara e Luisa e pediatra do Hospital Sírio Libanês.
Por isso, é importante passar confiança para os pequenos neste momento tão especial. “O corte pode ser feito após o banho, quando as crianças tendem a ficarem mais relaxadas”, indica a pediatra.
Leia mais:
O que você precisa saber para um corte de cabelo sem trauma
Foto de barbeiro cortando o cabelo de menino autista viraliza na internet
9 segredos para criar uma criança mais feliz e confiante
Além de não pressioná-los, é interessante que os pais deixem os pequenos à vontade. Muitas vezes, eles ficam mais nervosos que o filho, segundo Angela Mendes, mãe de Andressa, Milena e Angelo, e cabeleireira do salão Brinque & Corte, do Rio de Janeiro.

Outro ponto que pode ser levado em consideração na hora de cortar o cabelo dos bebês pela primeira vez é a escolha do lugar. Existem diversos salões especializados em serviços para crianças, que oferecem distrações, como desenho infantis na televisão, brinquedos, fantasias de personagens e decoração divertida.
Por que algumas pessoas têm o cabelo mais claro na infância?
37 cabelos cacheados que a gente ama
Nestes salões, os profissionais também estão mais treinados para lidar com a insegurança dos pais e das crianças. “Antes de começar o processo, nos apresentamos para as crianças, brincamos e penteamos o cabelo”, explica a cabeleireira Angela Mendes, mãe de Andressa, Milena e Angelo.

Além do preparo dos especialistas, estes salões especializados também oferecem serviços diferenciados para o primeiro corte. Quem leva o filho no Glitz, por exemplo, pode adquirir um kit composto por um álbum de fotos e uma mechinha do cabelo que foi cortado. O salão, que tem várias unidades em São Paulo, também fotografa as próximas nove vezes em que o bebê for cortar o cabelo para os pais acompanharem o crescimento e as mudanças nas madeixas.
Campanha incentiva meninas a gostarem de seus cabelos cacheados