Não importa o quanto a gente limpe a casa, o chão e tapetes sempre têm poeira. Por isso, muitas vezes bate aquele receio de deixar os bebês engatinharem pela casa, até porque, cientistas afirmam que um bebê inala até quatro vezes mais poeira que um adulto. Mas, fica tranquila! Um novo estudo publicado na revista Environmental Science and Technology diz que inalar pó pode nem sempre é ruim.
Antes de se preocupar, Brandon Boor, autor do estudo, explica que bebês menores que são expostos a certos alérgenos podem criar imunidade mais facilmente. “Muitos estudos demonstraram que as exposições à inalação de bactérias e fungos, e alérgenos, como alérgenos de pólen, ácaros e animais, podem desempenhar um papel importante no desenvolvimento e na proteção contra a asma, febre e alergias”, diz Boor.
Isso pode acabar com a “hipótese de higiene”, o que sugere que você não deve manter as coisas superlimpas, porque um ambiente estéril não permite que o sistema imunológico se desenvolva e fortaleça. Não é uma boa notícia? Principalmente para quem nem sempre tem tempo suficiente para aspirar a casa.
Leia também:
5 formas de evitar a asma infantil
Xô, culpa! 11 coisas que as grávidas devem parar de se sentir culpadas
Veja 8 dicas que vão te ajudar a lidar com as alergias das crianças