Você já sabe que a interação entre você e seu filho e que o toque fortalece o vínculo. Agora, além de colo, abraço e amamentação, a massagem também é outro método – comprovado cientificamente – que faz bem para o bebê. Pediatras e terapeutas indicam como uma medida para ajudar a controlar o choro e o estresse.
O que é a shantala?
Desde os anos 1960, o obstetra francês Frederick Leboyer trabalhava com massagens para dar assistência às mulheres em trabalho de parto. Em uma viagem à Calcutá, na Índia, ele viu uma mãe massageando o bebê na calçada. Foi assim que surgiu a Shantala, uma técnica milenar muito praticada por mulheres da Índia em seus bebês e que foi mundialmente divulgada por Frederick nos anos 1970.
Esse tipo de massagem busca desenvolver a interação da mãe e do filho por meio de toques sutis por todo o corpo da criança. O nome Shantala é uma homenagem à mulher indiana que ensinou a prática ao médico francês.
Quais os benefícios da shantala?
A massagem favorece a conexão entre mãe ou pai e bebê, porque proporciona um contato pele a pele e traz uma série de benefícios para o bebê. Ela também ajuda a aliviar o estresse e controlar o choro.
Antes de qualquer coisa, saiba que você não precisa ser especialista em massagens e nem transformar esse momento em mais uma obrigação, não precisa ser nada formal. É mais uma oportunidade de agradar o bebê e transmitir cuidado, carinho e amor. Não se deixe intimidar – a massagem do bebê não tem que ser um caso formal e você não precisa ser uma especialista. Apenas considere isso como um carinho, uma maneira de dizer “eu te amo”. O ideal é fazer após o banho, porque ele já estará sem roupa e ainda úmido, o que facilita o processo da aplicação do óleo.
Como fazer a shantala – passo a passo completo
- Coloque óleo ou loção na palma da sua mão e esfregue-as para aquecer, o que contribui para uma massagem mais confortável e agradável.
- Comece abaixo das costelas, massageie a barriga do bebê, usando movimentos circulares no sentido horário. Isso ajuda na digestão.
- Usando a mão inteira, massageie suavemente cada perna, colocando uma leve pressão nas coxas. Flexione as pernas e os joelhos do seu bebê, o que empurrará suavemente suas coxas contra seu corpo.
- Com o polegar, pressione suavemente cada dedo do pé, a sola do pé e depois os dedos dos pés novamente. Em seguida, acaricie cada um dos dedos e use movimentos circulares para massagear os calcanhares.
- Use movimentos lentos e rítmicos ao massagear seu bebê.
- Forme um anel com o dedo médio e o polegar em volta do braço do bebê. Acaricie a região da axila e trabalhe ao longo do braço. Seja gentil – especialmente no cotovelo, uma área ultrassensível.
- Comece acariciando a testa, as têmporas e a parte inferior do crânio. Siga para as sobrancelhas e pálpebras, o nariz, as bochechas, a boca e depois as orelhas e as áreas adjacentes.
Aprenda a fazer Shantala no seu bebê:
Veja mais em:
/bebe/7-beneficios-da-shantala/” />