Colunas / Com a Palavra

Mãe conta a experiência de ter um filho autista: “Meu filho pode ser o que ele quiser”

Amanda é mãe de Arthur (Foto: Reprodução / Instagram

Publicado em 29/06/2019, às 07h33 - Atualizado às 08h33 por Com a Palavra


Compartilhe:


Amanda é mãe de Arthur (Foto: Reprodução / Instagram @mamaequeviaja)

Há 1 ano o meu mundo caiu, de novo. A primeira vez que isso aconteceu foi quando meu filho nasceu prematuramente. Arthur chegou ao mundo com 32 semanas, pesando 1.490 kg e medindo 40 cm. A primeira vez que o vi na incubadora neonatal, cheio de fios, chorei e o medo dele morrer me consumiu.

Quando fomos para casa, ele pesava 1.800 kg e só com a amamentação materna engordava quase 1 quilo por mês. Ele foi crescendo e cumprindo os marcos esperados para um bebê prematuro. Aos 8 meses ele teve a primeira convulsão febril. Depois, teve outras, que somadas, totalizavam 6 aos 18 meses de vida. Foi quando resolvemos consultar com outra neurologista.

Durante a visita, a médica não conseguiu fazer contato visual com o Arthur, e começou a fazer algumas perguntas: “Ele fala? Aponta? Mostra a barriga? Imita? Atende quando você o chama? Manda beijo? Dá tchau?”. Não, não e não. Minhas respostas eram todas “não”. E ouvi, pela primeira vez, em março de 2018, o termo TEA – Transtorno do Espectro Autista.

Começamos a investigação fazendo exames e eu comecei a estudar sobre o assunto. Eu só pensava nisso e chorava. Era muito difícil ver uma criança da mesma idade que falava tudo e o meu filho não. Eu ficava comparando e isso me entristecia, eu questionava “por que comigo?”. Eu não queria um filho diferente e imaginava ele maior, sofrendo preconceito.

Arthur foi diagnosticado com TEA (Foto: Reprodução / Instagram @mamaequeviaja)

Enquanto eu vivia uma espécie de luto, passando pela negação e aceitação, virei a louca da terapia e cheguei a marcar 13 seções em uma semana para um bebê de 20 meses. Acabei largando o trabalho para focar no tratamento do Arthur. Era muito difícil falar que tinha um filho com autismo. Hoje, com o tempo e as terapias, consigo falar sobre o assunto e só comparo o Arthur com ele mesmo: o que ele era e o quanto evoluiu. Empodero o meu filho a ser o que ele quiser, do jeito e com as habilidades dele. Vejo um futuro brilhante pra o meu menino.

Quero ajudar outras mães a passarem por todo esse processo e incentivar famílias a buscarem a intervenção precoce. Falar sobre o autismo virou meu novo trabalho e missão de vida. Junto com a psicóloga Maria Luiza Jordão, criei a Incluir Treinamentos, uma empresa que tem como objetivo treinar e capacitar pessoas em empresas para a inclusão de autistas.

Apesar de ter virado lei em SP ter o adesivo do autismo nas placas de atendimento prioritário, isso ainda não está sendo cumprido. E não podemos deixar que as incapacidades das pessoas nos impossibilitem de reconhecer as suas habilidades. Incluir é um ato de amor. O conhecimento partilhado em igualdade de condições precisa ser a motivação da nossa vida.

Leia também:

Com a palavra, o bebê: o que esperar de cada fase do desenvolvimento da fala

8 fotos supercriativas com guarda-chuvas dos filhos dos nossos leitores

8 fotos de crianças banguelas que nossos leitores enviaram

Mais lidas

Notícias

Foto mostra que Nicolas Prattes 'escondeu' barriguinha de Sabrina Sato antes da notícia de gravidez

Notícias 📣

Edu Guedes fala sobre primeiro filho com Ana Hickmann: "Deus vai escrevendo as coisas"

Família

Emocionante! Pais viajam mais de 10 mil quilômetros para adotar filha e ela mostra todo o processo

Família

Filha de Ana Maria Braga tem vida simples no interior de São Paulo longe da fama: veja foto inédita

Imperdível

Ofertas do dia: até 51% de desconto no smartphone POCO X6 Pro

Notícias

Jade Magalhães impõe condição para morar com Luan Santana após gravidez

Família

Larissa Manoela fala sobre gravidez de 1º filho com André Luiz Frambach

Família

Ana Paula Arósio não fala com a mãe que vive em asilo há anos e perdeu enterro do pai


Palavras-chave
Comportamento Família Educação Desenvolvimento Criança Aconteceu comigo Revista Pais&Filhos Mãe