Coluna

Um chamado à compaixão e responsabilidade coletiva

(Foto: Shutterstock)

Publicado em 13/05/2024, às 18h19 por Cris Branco


Compartilhe:


É impossível encontrar palavras para conseguir definir a sensação desse momento coletivo tão impactante e paralisante que vivemos no Sul do Brasil. Como se fosse uma paralisia emocional, chocante. É imensamente perturbador e triste ter consciência de toda essa dor. E, ao mesmo tempo, ver a entrega e a ajuda vindo de todas as partes é esperançoso. 

É estranho falarmos sobre como os eventos externos, sejam eles locais ou globais, afetam aqueles que não estão diretamente envolvidos. Porque parece conflituoso retornar à rotina como se nada tivesse acontecido, ignorando o trauma compartilhado que todos enfrentamos - inclusive aqueles que, por sorte ou privilégio, não foram diretamente impactados. 

Precisamos unir forças (Foto: Getty Images)

 

Reconhecer e confrontar os medos, angústias e dores que persistem é tão vital quanto agir rapidamente para lidar com situações extremas. Assim, sugiro que você seja mais compassivo consigo mesmo e com os outros, sempre. 

Faça sua parte, sem negligenciar suas próprias necessidades e limitações. E que todos, em qualquer circunstância ou lugar, recebam o apoio, dignidade e reconhecimento que merecem. Lembre-se:

Com Plutão retrógrado em Aquário, situações nos convidam a nos conectarmos ao todo, a olharmos de forma coletiva. Sempre comento sobre um vídeo da Angelina Jolie recebendo um prêmio e aquele pequeno trecho que me apareceu no Instagram, me tocou o coração. 

Ela disse: "Nunca entendi porque eu e algumas pessoas são tão afortunadas e nasceram com as chances que eu nasci. Tão afortunada por ter seguido esse caminho, e por quê em algum lugar do mundo existe uma mulher exatamente como eu, com as mesmas habilidades, e mesmos desejos, mesmo amor pela família, que provavelmente faria até um trabalho melhor que o meu, mas que está hoje num campo de refugiados, sem voz, se preocupando com o que seus filhos irão comer e como mantê-los seguros, e se algum dia poderão retornar para casa. Eu não sei porque essa é a minha vida e essa é a dela. Eu não entendo. Mas eu farei como minha mãe me disse: Eu farei o melhor que eu puder com a minha, para que ela seja útil aos outros de alguma forma."

Plutão em Aquário, vem nos questionar: será que conseguimos fazer um bom uso da vida que recebemos, servindo e olhando para o outro? Num momento onde tantas pessoas atravessam dores inimagináveis, no Sul do Brasil e em muitos outros países, talvez seja o convite para semear presença, sensatez, e a gratidão de estarmos na VIDA.

Que a intenção e o propósito de amor e compaixão sejam recebidos a toda essa população, não só hoje, mas para todos os próximos meses de muitos desafios a serem ainda atravessados.

Mais lidas

Família

Datas de nascimento que estão ligadas ao dom da inteligência

Família

Larissa Manoela fala sobre gravidez de 1º filho com André Luiz Frambach

Família

Ex-Tiazinha, Suzana Alves posta foto com enteado de 19 anos: 'Cara inchada de tanto chorar'

Família

Camila Queiroz e Klebber Toledo falam sobre vinda do 1° filho: "Vai dar tudo certo"

Família

Mãe de Endrick posta reflexão profunda antes do anúncio de casamento do filho

Família

Fenômeno raro 'chuva negra' atingirá região do Brasil após frente fria

Família

Padre Fabrício Rodrigues morre aos 29 anos após acidente com cavalo

Família

Filha mais discreta de Leonardo e agrônoma: conheça a madrinha de José Leonardo


Palavras-chave
Rio Grande do Sul astrologia mapa astrológico