O 15° Seminário Internacional Pais&Filhos está incrível! O dia está recheado de palestras, bate-papos, sacola de brindes e muito mais. Chegando na metade do evento, o público já conheceu alguns capítulos de “Um outro felizes para sempre” com Marcos Piangers, Alexandra Loras, Marcela Mc Gowan e Erica Mantelli.
O segundo bate-papo do dia teve a presença do Dr. Igor Padovesi, ginecologista e obstetra, pai de Beatriz, Guilherme e Cecília. O especialista dividiu com o público um novo mundo da “Gravidez (des)romantizada”, já que mesmo sendo um momento único na vida da mulher, a gestação tem enormes desafios.

Dr Igor inicia a palestra destacando a importância de ouvir a paciente durante as consultas e a atenção direcionada especificamente a cada queixa da paciente. Andressa Simonini, que dividiu o palco com o colunista da Pais&Filhos, iniciou a conversa citando as romantizações que existem durante a gestação
“A primeira coisa para falar desse assunto é que existe muita diferença, gente”, pontua Dr. Igor, que continuou a conversa contando alguns casos em que presenciou em sua carreira de quebra de expectativas com gestantes e suas famílias, como por exemplo, o parto natural, que por razões médicas muitas vezes acaba sendo inviável.

Dr Igor ainda comenta sobre a idealização excessiva do parto natural, que por algumas vezes, não é possível, e gera mais uma cobrança para as mulheres nessa fase tão delicada. O pré-natal psicológico também foi um ponto ressaltado por Igor, como uma medida importante para para as mulheres na gestação.
Juntos, Igor e Andressa trocam com o público as experiências visuais que já presenciaram sobre a gestação, como a representação sempre feliz, desse período que pode ter outras características justamente por ser único. “Muitas vezes a mulher está tendo sintomas que foram fora do esperado. As vezes ela está casada, mas não queria ter filho naquele momento”, comentou o médico.

Ao falar sobre a conduta médica na desromantização da gestação, Dr.Igor ressalta o profissional como agente importante nesse processo.“Esse é papel do médico estar do lado, saber acolher, isso é um atendimento humanizado”, pontuou ele.
Programação 15° Seminário Internacional Pais&Filhos
- 8h30 | Welcome coffee
- 9h | Abertura
- 9h30 | Palestra – Onde fica o pai nessa história? – Marcos Piangers
- 10h30 | Palestra – Era uma vez… Uma mulher – Alexandra Loras
- 11h40 | Bate-papo – Cuidados Maternos – Erica Mantelli
- 12h20 | Almoço
- 13h20 | Palestra – Sexo também faz parte da história – Marcela Mc Gowan
- 14h30 | Bate-papo – Gravidez (des)romantizada – Dr. Igor Padovesi
- 15h | Palestra – Um mundo (não tão) ideal – Renato Noguera
- 16h | Coffee break
- 16h20 | Bate-papo – Um capítulo de cada vez – Mariana Arasaki
- 16h50 | Mesa-redonda – Um outro “felizes para sempre”
- 19h | Encerramento
Um outro “felizes para sempre”: conheça o tema do 15° Seminário Internacional Pais&Filhos
Quando aqueles dois riscos no teste de gravidez aparecem, um novo mundo é idealizado. É comum pensar no futuro e planejar cada passo que será tomado antes e depois da chegada daquele novo membro na família, e que por esse planejamento, tudo acontecerá da forma mais tranquila possível. A amamentação será fácil, os pais não precisarão de rede apoio antes de começar a trabalhar, as oito horas de sono por noite ainda estarão na rotina… Mas a gente precisa te contar uma coisa: ter filho significa mudar todas as expectativas!
No momento em que aquele bebê chega, nasce uma mãe, nasce um pai, nasce uma rede de apoio. Tudo mudou, e você não será mais a mesma pessoa de antes. Junto da grande alegria de ter o filho nos braços, também vem o cansaço, a culpa, a sobrecarga… E todo aquele mundo perfeito vai por água abaixo. Melhor do que buscar uma realidade igual dos contos de fada, é buscar a sua própria felicidade na realidade em que você vive. Afinal, todos estão vivendo essa experiência pela primeira vez (mesmo que já seja o segundo, terceiro, quarto filho, porque nenhuma criança é igual a outra) e bebês não vem acompanhados de um manual de instruções até a vida adulta.

Saber criar a sua própria história é o essencial. Esqueça aquela perfeição dos contos de fadas! O tema do 15° Seminário Internacional Pais&Filhos é Um outro “felizes para sempre”. É buscar a sua felicidade nesse novo mundo, o mundo da parentalidade! Ser mãe e pai é uma escolha que vem acompanhada de diversas opções de “viveram felizes para sempre”. Lembre-se: só criam filhos felizes pais e mães felizes.