Coluna

A primeira FIV não deu certo. E agora?

(Foto: Getty Images)

Publicado em 20/12/2023, às 10h51 por Dr. Rodrigo Rosa Filho


Compartilhe:


O sonho dos casais que procuram tratamentos de reprodução assistida é ter filhos saudáveis. Mas em alguns casos, o sucesso não é conquistado na primeira tentativa. O que fazer, então? O grande segredo da fertilização in vitro (FIV) é a persistência.  Então, quando não se tem sucesso na primeira tentativa, deve-se persistir. Quanto mais vezes tentar, maior a chance de conseguir.

Por exemplo, se há 40% de chances e 100 casais estão nessa situação, 40 vão engravidar de primeira. Dos 60 que não engravidaram, 40% vão engravidar na segunda tentativa, ou seja, mais 24 casais. A taxa cumulativa foi de 64. Então quanto mais tentativas, mais pessoas vão conseguir êxito no tratamento.

Saiba quais as possibilidades dentro da reprodução assistida para engravidar (Foto: Getty Images)

 

Não existe um limite de tentativas de fertilização in vitro. Já está bem estabelecido que o estímulo hormonal necessário para realizar a coleta e ter mais óvulos não aumenta o risco de câncer ou qualquer outra complicação a médio e longo prazo. O limite é individual, relacionado a fatores físicos, emocionais ou até financeiros, já que no Brasil o tratamento não é coberto pelos planos de saúde e são pouquíssimos centros que têm o serviço pelo SUS.

As chances de sucesso de um tratamento de fertilização in vitro dependem de uma série de fatores e o principal deles está relacionado à qualidade do embrião. E mesmo bons embriões podem não implantar, porque há uma limitação da própria técnica da FIV no processo de seleção dos embriões.

Quanto mais óvulos, maior a chance de ter um bom embrião; e quanto maior a quantidade de bons embriões, maior a chance de ter um bebê. Sem dúvida, para aumentar as chances de sucesso da fertilização in vitro deve-se tentar melhorar o estilo de vida, com adoção de alimentação adequada, prática de atividade física e abandono de vícios como cigarro e abuso de álcool, fazer uma suplementação adequada para não ter déficit de micronutrientes e realizar um estímulo hormonal adequado. Escolher uma clínica que seja capacitada e com alta tecnologia também ajuda.

Mas como o principal fator limitante da Fertilização In Vitro e o que diminui as chances de gravidez está ligado à idade do óvulo, em muitos casos, a solução é partir para um tratamento com óvulos doados, que vai potencializar as chances de sucesso. Quando são casos de fatores masculinos graves, o banco de sêmen de doador pode ser a solução.

E em raros casos, quando tem algum problema na recepção desses embriões, abortos de repetição ou qualquer condição em que o útero não esteja apto para gestação, o tratamento indicado é o útero de substituição. Essas são as formas que a medicina reprodutiva tem para fazer com que aquele casal consiga o tão sonhado bebê, ou com material genético próprio, ou gestando com gametas doados, ou usufruindo de um útero de substituição para que essa gestação ocorra.

Mais lidas

Notícias

Foto mostra que Nicolas Prattes 'escondeu' barriguinha de Sabrina Sato antes da notícia de gravidez

Família

Emocionante! Pais viajam mais de 10 mil quilômetros para adotar filha e ela mostra todo o processo

Notícias 📣

Edu Guedes fala sobre primeiro filho com Ana Hickmann: "Deus vai escrevendo as coisas"

Família

Filha de Ana Maria Braga tem vida simples no interior de São Paulo longe da fama: veja foto inédita

Imperdível

Ofertas do dia: até 51% de desconto no smartphone POCO X6 Pro

Notícias

Jade Magalhães impõe condição para morar com Luan Santana após gravidez

Família

Larissa Manoela fala sobre gravidez de 1º filho com André Luiz Frambach

Família

Ana Paula Arósio não fala com a mãe que vive em asilo há anos e perdeu enterro do pai


Palavras-chave
fertilização in vitro reprodução assistida fiv