Colunas / Vida de equilibrista

Pratinhos de cristal e pratinhos de borracha: eleger prioridades na rotina é fundamental

Getty Images

Publicado em 30/06/2022, às 09h23 por Cecilia Troiano


Compartilhe:


Em geral, as expectativas que colocamos sobre nossos próprios ombros é gigante. Como mães, pais, profissionais, sempre esperamos sermos exemplares, perfeitos, competentes e capazes. Antes de sermos mães ou pais, criamos planos e planos, recheamos nossas mentes de ideias de como queremos ser como mães e pais.

São muitas as coisas que precisamos lidar no dia a dia e está tudo bem não dar conta de tudo (Foto: Getty Images)

Pois é, quando a realidade bate, quando nos vemos em plena função de todos os nossos papéis, percebemos que a vida de equilibrista está longe de ser perfeita. Mas talvez por isso ela seja tão estimulante, afinal, a maternidade/paternidade é um aprendizado constante. Esse friozinho na barriga e as descobertas que acontecem todos os dias nos fazem pessoas melhores, disso não tenho dúvida.

Nessa jornada, de tentativa e erro, uma das coisas mais sábias que aprendi e que prego sempre que posso é a de ter a inteligência de separar o que é prioritário e essencial em nossas vidas daquilo que não é. Gosto de recorrer à imagem dos pratinhos que giram na mão da equilibrista e ver cada uma de nossas demandas e atividades como um dos pratinhos.

Temos o pratinho de cuidar da casa, o pratinho de cuidar dos filhos, o pratinho de cuidar dos pais, o pratinho da saúde e da atividade física, o pratinho do trabalho, o pratinho dos amigos, o pratinho do relacionamento afetivo, o pratinho da espiritualidade ou fé, o pratinho do tempo para si, o pratinho do descanso e podem seguir incluindo mais pratinhos.

E aí, o que chamo de inteligência equilibrista é termos a capacidade de discernir quais pratinhos são centrais em nossas vidas, ou seja, aqueles que precisamos cuidar com todo carinho e não podemos falhar de jeito nenhum. E tem os outros, aqueles que, se caírem, tudo bem. Dá para seguir a vida sem eles, resolver numa outra hora, relevar.

Pois bem, vamos chamar os pratinhos essenciais como sendo os pratinho de cristal e os demais, pratinhos de borracha. A metáfora se aplica às nossas vidas e as múltiplas demandas e cobranças que temos sobre nós. Precisamos identificar quais são para nós os pratinhos de cristal e quais são os de borracha. Aos de cristal, toda atenção é pouca. Já os de borracha, se cair, caiu.

Esse exercício de separação dos pratinhos é fundamental para sabermos onde colocar mais força e mais empenho. Afinal, se formos com força total em tudo vamos nos desgastar, ficar malucas ou até deixar todos caírem, mesmo que tenhamos todo o cuidado do mundo. Separar pratinhos é aceitar nossa incapacidade de dar conta de tudo e estabelecer prioridades. É ser humilde o suficiente e colocar nossa onipotência para descansar. Não somos super-heróis nem super-heroínas, longe disso.

Tendo essa consciência, o passo seguinte é pensar em como estabelecer essas priorizações. Afinal, como separo os pratinhos de borracha dos de cristal? Para minha própria vida organizei 3 perguntas básicas que divido aqui com vocês. A primeira coisa a fazer é criar a lista dos pratinhos, de tudo o que você faz e merece ser um pratinho em sua vida. Com a lista em mãos, para cada um, faça as seguintes ponderações:

Se responder “sim” a pelo menos 2 das 3 questões, esse item merece estar na sua lista de pratinhos de cristal. Caso contrário, será um pratinho de borracha. Posso garantir que essa separação dos pratinhos me traz muita paz ao longo da jornada como mulher equilibrista. Até hoje faço minhas listinhas, penso em priorizações e, se o pratinho cair e ele não for de cristal, ploft e vida que segue!

Mais lidas

Família

Poliana Rocha dá detalhes do nascimento de terceiro filho de Virginia: "Emoção"

Família

Ex-modelo húngara fala sobre resultado de teste de DNA com Neymar

Família

Virginia fala sobre data do nascimento do seu terceiro filho, José Leonardo: "Mais que especial"

Família

Roberto Justus fala sobre suposto gasto milionário em prato dos 15 anos de Rafa: "Absurdo"

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre decisão difícil para o casamento e família: "Coração fica acelerado"

Família

Família adota criança de 12 anos e recebe surpresa de banco: “Não existia, mas criaram um jeito”

Família

Frente fria chega a São Paulo nesta semana e afeta algumas regiões do estado

Família

Antes e depois de mãe da 3ª filha de Neymar surpreende: "Mudou o DNA"


Palavras-chave
Família Maternidade saúde mental