Ano passado, quando eu ainda era editora da Pais&Filhos, tive a honra de participar de uma reportagem sobre o Graac para abordar o assunto do câncer na infância. Na época, enviei a jornalista Carolina Piscina até a instituição para apurar as informações e fazer as fotos.
Ao voltar, ela sentou ao meu lado e confessou ter chorado do começo ao final da visita. Ela voltou completamente emocionada em ver como as crianças são fortes em enfrentar aquela doença. Aquilo me tocou profundamente e me fez pesquisar ainda mais sobre o assunto.
Coincidentemente, alguns meses depois, minha irmã por escolha nessa vida, descobriu um câncer de mama aos 32 anos. Sim, mais uma vez fui impactada com isso. E, sim, como essa doença está comum entre a gente.
Foi aí que eu pensei como poderia ajudar a aliviar o desespero e a dor de uma criança ao enfrentar um dos tratamentos mais cruéis já existentes.
Criança não merece isso. Criança deveria estar brincando e não lutando para sobreviver. Mas, enfim, como elas mesmas são fortes em superar isso, eu, mesmo de longe, precisava me conformar. Por isso, pensei em como ajudar: Doar meu cabelo.
Me desapeguei na hora dos meus cabelos em tamanho médio. Esperei crescer um pouco mais e pá! Cortei! Consegui doar 20cm. Que sensação maravilhosa e libertadora. Olha só como ficou.

A Pais&Filhos me cedeu esse espaço para convidar todas vocês a fazerem o mesmo. Não importa se seu cabelo é loiro, moreno, liso, enrolado, com tintura, química, todos são bem-vindos.
Para isso, fui até um salão de beleza Bessas`s, parceira da Cabelegria, ONG que faz perucas para crianças com cabelos naturais e distribuem por São Paulo.
Lá, eles cortaram do jeito correto e, ao final do mês, a ONG passará para recolher. Mas se você preferir, pode enviar pelo correio suas madeixas.
Nesse vídeo você consegue entender um pouco mais o quanto essa ação é importante. Prepare-se para se emocionar.
Por Andressa Simonini, filha de Branca Helena e Igor
Leia também:
Em resposta à Baleia Azul, publicitários criam Baleia Rosa
ONU nomeia Malala como mensageira da paz
Morte de mãe gera campanha para doação de leite materno para bebê