Os avós são figuras muito importantes para as crianças! Eles representam o seu passado, carregando a história da família, mas também são grandes influenciadores para o futuro dos netos, contribuindo com hábitos e tradições que eles levarão para vida inteira. Seja através de uma receita especial ou alguma frase marcante, os avós são um dos principais responsáveis por criar memórias afetivas.
A convivência com os netos também é muito benéfica para o avô e a avó. Além da alegria de ter uma criança por perto depois que os filhos estão adultos, o contato com uma nova geração traz mais aprendizados do que se possa imaginar. Um estudo realizado pela Evolution and Human Behavior mostrou que os avós que participam da criação dos netos podem viver mais do que aqueles que não tem contato com as crianças.
Quem também se favorece com essa relação são os pais. Afinal, os avós fazem parte da rede de apoio e muitas vezes são as pessoas de maior confiança dos responsáveis quando precisam de ajuda para cuidar da criança. Com as férias escolares se aproximando, os pais podem encontrar dificuldade para conciliar suas tarefas com a diversão dos filhos. Nesse caso, passar um tempo de qualidade com os avós pode ser uma ótima opção.
Como fortalecer a relação entre avós e netos
Não há nada melhor do que a casa dos avós! Para eles, os netos são convidados especiais e merecem ser recebidos com todo carinho e com as melhores comidas (incluindo os doces escondidos). Uma simples visita vira um passeio, e passar alguns dias na casa dos avós é uma verdadeira viagem, mesmo quando moram na mesma cidade.
Entreter uma criança de uma geração tão diferente da sua pode parecer díficil, mas todos já fomos crianças um dia e neste caso, já foram pais também, e sabem a importância de brincar. Juntos, os avós e netos podem fortalecer a amizade descobrindo novas brincadeiras ao explorar as atividades que os mais velhos faziam para se divertir, enquanto os mais novos apresentam seus brinquedos favoritos.
Mas e quando os avós moram longe? Embora o convívio não seja tão frequente, isso não impede que eles façam parte da vida dos netos. Os avós são vistos pelas crianças como os mais experientes da família, e seus conselhos valem ouro! É importante manter o contato através de ligações ou mensagens e reforçar um ao outro que estão sempre presentes para quando precisarem de algo. Afinal, o tempo de qualidade também pode ser uma simples conversa.
Assim como os conselhos dos avós, as brincadeiras não envelhecem! A Pais&Filhos e a Ri Happy acreditam que brincar é coisa séria, e deve ser incentivada na criação dos filhos.