O frio na barriga. O coração aquecido. 12 músculos do seu rosto entrando em ação. Esse é o nosso sorriso! No dia 28 de abril é comemorado o Dia Mundial do Sorriso, e essa é uma ótima oportunidade para refletir sobre o sorriso, a risada, a gargalhada, a felicidade!
É super gostoso ouvir a risada de uma criança, não há dúvidas disso. Mas e a sua risada? Rir e sorrir faz um bem imensurável para a sua saúde, tanto física quanto mental. Por mais que ser adulto tenha aquele estereótipo da seriedade, não existe nada melhor do que deixar aquele sorriso contagiante das crianças, de fato, te contagiar!

Benefícios do sorriso
Antes de tudo, é necessário ter em mente que o comportamento do seu filho será um espelho do seu. Isso não quer dizer que ele será uma cópia idêntica à sua, a criança tem a própria personalidade e o próprio desenvolvimento. Mas, mesmo ações que pareçam pequenas (como sorrir), podem ter um impacto na vida de uma criança. Contudo, estamos falando apenas dos sorrisos verdadeiros! O sorriso conta com diversos benefícios, como:
- Melhora do humor
- Redução da pressão sanguínea
- Diminuição do estresse
- Redução da ansiedade
- Estímulo da confiança
- Funciona como analgésico natural
- Ajuda na resolução de conflitos
- Auxilia na interação social

Felicidade também é saúde!
Sorrir mais melhora o seu humor, o que consequentemente, te deixa mais saudável. A Universidade de Wayne, localizada nos Estados Unidos, realizou um estudo com 230 jogadores de baseball. Eles tiveram fotos tiradas e analisadas pelos cientistas, e foi constatado que os jogadores que não sorriram nos registros viveram por volta de 72,9 anos; os jogadores com um sorriso parcial chegaram aos 75 anos, enquanto os que mais sorriram viveram até os 79.
Isso não é à toa. Um estudo feito por Lee Berk, médico da Universidade de Loma Linda, apontou que sorrir e rir é ótimo para o coração. Segundo ele, assistir meia hora de filmes ou séries de comédia por dia tem a possibilidade de prevenir doenças do coração. Também é indicado que gargalhar pode reduzir a incidência de diabetes. É importante ressaltar, contudo, que apenas sorrir e rir não garantirá que a sua saúde fique intacta, é necessário diversos outros cuidados por trás. Contudo, toda a ajuda (e sorriso) são bem-vindos!
