A jornalista, blogueira e colunista daPais & Filhos Nanna Pretto, mãe do Gabriele esperando o Rafael, acaba delançar um livro com 101 itens na listade coisas para fazer com os filhos. Agente resumiu em 10, mas queremos que você façamil, se conseguir. A infância passa rápido e é bomaproveitar muito. Esta lista é um ponto de partida.Comece com ela e depois faça a sua.“Cresci em cidade de praia, com muitos primosem volta, rodeados de atividades simples. A gentese divertia muito catando pedra, fazendo corridade tampinha na areia, castelo, comidinha, cabana,jogando baleado ou fazendo guerra de frutas”,conta Nanna. Foi daí que veio a inspiração para aobra 101 Coisas para Fazer Com Seus Filhos Antes QueEles Cresçam, da Editora Hunter Books.Com o filho, ela ainda não fez todas. Por enquanto,marcou umas 80 no check-list, entre elastapar a lua com o dedo, dormir todo mundo juntoe fazer cabana na sala. Maneiras deliciosas defortalecer o vínculo com eles. O livro traz aindaideias como troca de cócegas, tocar o rosto deolhos fechados e encarar até um dos dois abrir umsorriso. Aproveite as férias e comece já a colocar a sua lista em prática!
Deixar uma surpresaao lado da camaFoi comprovado, acordar e teruma boa surpresa ao lado dacama melhora em 100% o dia.Para a criança, 1000%. Surpresasquebram a rotina. Elas já acordamespreguiçando, prontas paracolocar o chinelo e achar a mãeou pai, no entanto deparam comum embrulho. Com dificuldade,tentarão lembrar em que mês edia estão – Natal, aniversário ouDia das Crianças. Ao perceberemque se trata de uma surpresa,encherão os olhos.Ouvir o mar naconchinhaToda criança tem de tera chance de fazer umachamada para o mar. E issoé possível com o uso de umaconchinha. É por ela que sepode ouvir o mar, e cadaum interpreta a conversade um jeito. Alguns ouvemas ondas correndo, outrosouvem apenas um balançolento de águas, algumasvezes aparece um canto depássaro de fundo. Portanto,tratem de realizar esse feito. Seexistir somente uma concha,quem está ouvindo não podedemorar, o outro não querficar de fora desse bate-papo.Derrubar sequênciade dominóEnfileirem as pedras do dominó comproximidade mínima, será mais legalcom uma fila longa, com pelo menoscinco caixas de dominó. Cada umcolocará uma peça. Antes de chegara hora esperada, os dois já estarãopensando quem será o felizardo parainiciar a derrubada. Pais, sejam gentis,deem a vez ao filho ou à filha.
Tapar a lua 4com o dedoQue tal provocar um eclipse?Vocês conseguem. Posicioneas mãos mais ou menos nadireção da Lua, a distânciapermitirá a redução desseastro gigante. Podem tocála,sintam em suas mãos, sónão a deixem escapulir comas estrelas que a chamam.Assumam que tudo épossível, depende apenasdo ponto de vista. Melhor, aposição da vista com que seenxergam as coisas. Veja aLua entre os dedos, seu brilhocausará um belo teatro desombras ao ar livre.
LEVÁ-LO AO TRABALHOPode ser que eles pensem que sejauma caverna de adultos, um parquepara gente grande ou uma máquinaque gente de gravata mexe paraganhar dinheiro. Tente, pelo menosuma vez, levá-lo a esse esconderijo.Ele se sentirá como parte de suavida, de fato. É possível que em casaele reproduza algumas atitudes,pegará os seus óculos e dirá: “Orelatório está aqui”.
PERMITIR O QUE É PROIBIDOParece que crianças buscam oproibido desde que nascem. Aindamais quando lhe dizem que algonão pode ser feito. “Por quê? Porquê? Por quê?” Por que não fugirà regra? Só uma vez (ou outra). Epais cúmplices é mais legal, quebraaquela pose rígida que se vê noimaginário familiar. A