Quando seu filho está no meio de uma birra, é difícil não ficar furiosa também. Mas sabia que cada birra resulta de uma coisa simples: não conseguir o que querem. Quer saber como você pode parar essas explosões? Separamos 10 dicas para te ajudar a controlar essas birras.
1-Não tente acalmá-lo
Ignore-o a menos que ele esteja colocando em risco a si mesmo ou aos outros. Ao tirar sua atenção, você não reforçará esse tipo de comportamento.
2-Quanto mais alto seu filho gritar, mais tranquila você deve falar
Seu filho acabará aumentando o volume porque ele quer se envolver com você. Lembre que ele está se sentindo frustrado ou triste e ajude-o a manter a calma. Pós-birra, siga com as regras que você havia dado. Por exemplo, se a birra foi porque você disse que ele não poderia comer aquela bolacha, então não dê a ele a bolacha quando as lágrimas pararem.
3-Entenda o motivo
Seu filho ainda está aprendendo a lidar com suas emoções, então um pequeno desentendimento pode rapidamente se transformar em um caos completo. Ele pode perder a paciência quando tenta amarrar os sapatos e percebe que não consegue fazer isso sozinho.
4-Dê tempo a ele
Deixe ele sentir essa raiva dentro dele. Deixe-o sozinho, apenas certifique-se de que não há nenhum objeto por perto que possa fazer com que ele se machuque. É necessário que a criança desabafe de maneira construtiva.
5-Crie um desvio
Tente manter seu filho envolvido e interessado em outra coisa, então ele se esquecerá do colapso que estava tendo. É fácil distrair uma criança, então sempre tenha algum truque para isso.
6-Abrace-o
Isso pode parecer a última coisa que você quer fazer quando seu filho está pirando, mas realmente pode ajudá-lo a se acalmar. Isso fará com que ele se sinta seguro e mostra que você se preocupa com ele.
7-Ofereça comida ou uma soneca
Fome e cansaço são um dos motivos principais para iniciar a birra. Pode acreditar que funciona da mesma maneira com nós, adultos. Também ficamos chatos quando estamos famintos e exaustos, porém, sabemos nos controlar, diferente das crianças.
8-Dê ao seu filho incentivo para se comportar
Certas situações como ficar muito tempo sentado no restaurante ou na igreja são difíceis para as crianças. Então, o incentive para continuar lá e manter a calma. Diga que quando acabar ele poderá fazer algo que gosta, como assistir algum filme.
9-Ria
Todo pai teme birras públicas, por razões óbvias. Você se preocupa que outros pais pensem que você é uma mãe ruim. Não entre em pânico se isso acontecer, enfrente a situação de uma forma calma e tente manter um sorriso em seu rosto.
10-Saia daí
Tirar as crianças da cena da birra pode tirá-las dela. É uma ótima estratégia para quando você não está em casa.
Lembre-se! Nunca esqueça de apontar os bons comportamentos do seu filho, mesmo os pequenos. Quanto mais favorável a atenção que ele recebe por um comportamento desejado, maior a probabilidade de fazê-lo novamente. Ele também precisa ver e ouvir que está tudo bem cometer um erro às vezes. Para crianças pequenas, uma solução é utilizar a linguagem de sinais.
Leia também: