
Desde bebê Betina escuta histórias, principalmente na hora de dormir. Ela mesmo pede, quase toda noite. E agora, até pelo incentivo da escola, além de ouvir minha filha quer contar e criar os próprios contos. De fato Betina entrou no mundo mágico do “Era uma vez”. E tenho percebido um aumento constante no vocabulário aliado a grandes viagens a um universo imaginário. O que eu acho fantástico… Nossos filhos conseguem se desconectar dessa nossa vida louca e ir para um mundo só deles… Um salve aos livros, um salve a Monterio Lobato que dedicou sua criatividade a tantas obras para nossos filhos.
Eu acredito que a leitura é uma opção riquíssima para ajudar a estimular a criatividade, interação e linguagem. Raquel Luzardo, fonoaudióloga, mãe de Gabriel, especialista em linguagem e responsável pela clínica FONOterapia, deixou algumas dicas que podem te ajudar a estimular a comunicação do seu filho através da literatura.
De 6 meses a 1 ano
Nessa fase, a leitura começa a ser interativa.
> Nomeie as figuras que seu filho aponta no livro;
> Ajude a virar as páginas;
> Transmita o clima da história por meio da entonação da voz, gestos e expressões faciais;
> Converse com a criança e fazer perguntas sobre as coisas que ela está ouvindo ou fazendo. Por exemplo: “Olha o cachorro! O cachorro faz au-au”;
> Siga as indicações do seu filho para ler mais, repetir ou parar.
De 1 ano a 2 anos
> Use diferentes vozes para representar os personagens das histórias;
> Faça perguntas para que a criança responda apontando. Por exemplo: “Onde está o gato?”, “Quem faz miau?”;
> Incentive seu filho a fazer os sons dos animais. Por exemplo: “Como a vaca faz? Mu!”;
> Sorria e responda quando a criança fala ou aponta;
> Deixe-a virar as páginas do livro;
> Leia a mesma história várias vezes se ela quiser;
> Acrescente mais palavras quando a criança apontar uma imagem. Por exemplo: “Menina. Essa menina é bonita”;
> Faça outras perguntas sobre as figuras que ela apontar. Por exemplo: Cadê o cabelo da menina?”, “E o cabelo da mamãe?”, “E o seu cabelo?”;
> Nomeie e demonstre ações e emoções nas histórias. Por exemplo: “A menina está rindo”. E então rir;
> Leve sempre um livro quando sair com a criança e leia para acalmá-la ou distraí-la.
De 2 a 4 anos
Essa é a fase em que as crianças mais gostam de exercer a previsibilidade e, por isso, gostam que os pais leiam as mesmas histórias várias vezes. Também repetem palavras e frases e participam mais da leitura.
> Faça perguntas sobre as imagens do livro para que a criança responda. Por exemplo: “O que é isto?”;
> Leia livros que apresentem ações que já entendem como inusitadas. Como: “Os três lobinhos e o porco mau”, ou “O cachorro que faz miau”;
> Valorize todas as perguntas e comentários que seu filho fizer, pois são boas oportunidades para começar uma conversa;
> Dê espaço para que ela faça comentários sobre alguma figura ou palavra;
> Incentive-a a contar sua história favorita, do jeito dela;
> Leve-a a bibliotecas ou livrarias para que vocês possam escolher livros ou ouvir histórias;
> Mostre como as coisas que acontecem com os personagens são parecidas com algo que ela mesma já fez ou viu;
> Fale sobre os sentimentos dos personagens e pergunte se ela já sentiu a mesma coisa;
> Deixe que seu bebê conte o que acontece em seguida ao ler histórias já conhecidas.
*Por Renata Chiarello, do blog Mamãe Now, nossa embaixadora e mãe de Betina
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