A alfabetização fisiológica começa a partir dos quatro, cinco anos de idade segundo Thalita Tomé, Coordenadora pedagógica dos Programas Educacionais Ensina Mais Turma da Mônica, mãe do Miguel. Porém antes disso, os pais já podem começar a estimular as crianças para o mundo letrado. A especialista compartilhou com a gente 5 maneiras de ajudar o seu filho a conquistar a leitura e a escrita.
1. O mundo é letrado, aproveite isso
Vocês podem ler um outdoor juntos, o pacote de bolacha, a placa de trânsito, a manchete do jornal, são diversos momentos em que você pode aproveitar e ajudar o seu filho a ler.
2. Tenha um tempo em casa para fazer a lição junto com ele
“A lição de casa tem uma função social e emocional muito importante, se o pai atribuir valor a essa tarefa, isso vai despertar vontade na criança de aprender”, explica Thalita. Sente com seu filho, façam uma pesquisa juntos, participe desse momento para que ele veja o quanto se importa com o seu aprendizado.
3. Dê o exemplo
Deixe que seu filho veja você lendo e escrevendo, comente sobre isso com ele.
4. Use a brincadeira para ensinar
É possível aprender a ler brincando. “Reproduza com as crianças brincadeiras que eram populares na sua época como pular elástico, pular corda, e melhor ainda é adicionar as cantigas que eram educativas”, exemplifica Thalita.
Sugestão de apoio:
Para ajudar aos pais no processo de alfabetização, a Editora Fundamento lançou O Mundo Animado da Alfabetização em janeiro deste ano. O material é simples e bem prático e o mais legal é que ele gera uma interação entre pais e filhos com exercícios em ordem crescente de dificuldade. São dois livros, jogos, pôsteres para completar com adesivos, cartelas para serem recortadas, músicas e um diploma para ficar registrada essa primeira conquista da criança. O material custa em média R$ 77,00.
Leia também:
4 motivos para você não dormir direito durante a gravidez
Na boca, não! Victoria Beckham recebe críticas por beijar filha
Entenda as fases do desenvolvimento da linguagem e da fala do bebê