Brincar é uma das melhores partes da infância! As brincadeiras estimulam a criatividade e contribuem para o desenvolvimento social e emocional das crianças.
E sabe o que é o melhor? Muitas atividades que estiveram presentes na nossa infância ainda são ótimas para o seu filho atualmente.
Com o Dia das Crianças chegando, que tal resgatar jogos que marcaram várias gerações anteriores? Confira 5 brincadeiras antigas que podem ser feitas dentro ou fora de casa, de acordo com matéria de Marcela Guimarães para a Pais&Filhos.
Amarelinha
Essa é uma daquelas brincadeiras que precisam de poucos itens para começar. Basta ter um giz na mão e um chão livre!
O mais legal é que as crianças se divertem pulando pelos dez quadrados até chegarem ao “céu”. A amarelinha estimula equilíbrio e coordenação, especialmente porque só se pode encostar um pé em cada casa, exceto as que são duplas.
Esconde-esconde
O esconde-esconde é uma brincadeira simples, mas que sempre faz sucesso! Ele é popular com crianças de diferentes idades e não precisa de nenhum material.
É só escolher a criança que vai procurar os outros e decidir quem vai se esconder. Depois disso, conta-se até 10, para dar tempo de todo mundo encontrar seus esconderijos. Fala a verdade, você também já se escondeu e torceu para não ser encontrado!
Batata-quente
A batata-quente é uma das brincadeiras que mais traz aquela sensação de suspense. Funciona assim: as crianças formam uma roda e passam o objeto de mão em mão enquanto todo mundo começa a cantar “batata quente, quente, quente…”.
Quem estiver com o item quando alguém gritar “queimou!” sai da rodada. A tensão e a correria deixam a atividade superdivertida, porque ninguém quer parar de brincar!
Cabo de guerra
Se você tem uma corda forte e bastante espaço, já dá para começar! O primeiro passo é dividir a criançada em dois times. Depois disso, o objetivo é fazer força e puxar a corda para o próprio lado e cruzar uma marca no chão.
Além disso, essa brincadeira tem o ponto positivo de ajudar a gastar bastante energia, algo muito importante para as crianças.
Cinco Marias
Feita com saquinhos de tecido cheios de areia ou arroz, Cinco Marias é uma brincadeira simples, mas que precisa de habilidade e atenção.
Além de entreter, ela ajuda a desenvolver coordenação motora fina. Isso porque a atividade funciona da seguinte forma: a criança precisa jogar um saquinho para o alto enquanto recolhe outros do chão. É diversão garantida!
Dança das cadeiras
Essa é uma daquelas brincadeiras que não deixam ninguém parado!
Coloque uma música animada e organize cadeiras em círculo. Mas para dar certo, tem uma observação muito importante: ponha sempre uma cadeira a menos do que o número de participantes.
Depois, é só ver a diversão acontecer! Quando a música para, você ficaria surpreso de ver o quanto a disputa das crianças para garantir um lugar é acirrada.
Conclusão
Resgatar brincadeiras antigas é uma maneira de reviver memórias da sua infância e, ao mesmo tempo, viver momentos especiais com o seu filho.
No Dia das Crianças, deixe de lado as telas por um tempinho e experimente brincar junto. Afinal, a alegria é um presente que não tem preço.
Leia mais
- Dia das Crianças: confira os melhores brinquedos para cada idade
- Como surgiu o Dia do Cabelo Maluco? Conheça a história