A idade de curiosidades e brincadeiras do seu filho pode parecer linda, mas também é desafiadora. Afinal, é neste período que o comportamento da criança começa a ficar um pouco diferente e, às vezes, pode até assustar por conter atitudes inusitadas. No entanto, de acordo com uma matéria do site Parents, alguns comportamentos das crianças são completamente normais nesta fase e ajudam no desenvolvimento do seu filho.
A seguir, listamos 5 comportamentos de crianças que parecem estranhos, mas não são, segundo a pediatra Candace Jones, autora e mãe de dois filhos.
1- Mudanças no apetite
Seu filho comia de tudo e agora rejeita até os pratos favoritos? Essa oscilação é comum nos primeiros anos de vida. Por estar em uma fase de desenvolvimento, as crianças pequenas têm o paladar variado. Ou seja, elas variam de gostos muito rápido.
Segundo a Dra. Candece, recusar alimentos pode estar relacionado a fatores como textura, sabor ou simplesmente à falta de fome.
Por isso, ao invés de forçar o seu filho a comer, ofereça opções saudáveis sem criar pressão. Essa postura tranquila ajuda a criança a experimentar por conta própria, no tempo dela.
2- Falta de independência repentina
Um comportamento que costuma gerar uma grande preocupação é a chamada regressão. Isso acontece quando a criança deixa de fazer algo que ela já fazia sozinha.
Por exemplo, se seu filho já conseguia usar o banheiro sozinho ou dormir à noite e para com isso de repente. Apesar de surpreender de forma negativa, os pais não precisam ficar desesperados.
A pediatra aponta que eventos como mudanças na rotina, estresse ou até o nascimento de um irmão podem provocar esse tipo de resposta.
Neste momento, o mais importante é manter a calma e reforçar, com paciência, os hábitos positivos. Com o tempo, a criança retoma o progresso.
3- Exploração do próprio corpo
É comum ver pais constrangidos ao flagrar seus filhos conhecendo o próprio corpo. Porém, a Dra. Jones explica que esse tipo de comportamento faz parte do processo de descoberta e não deve ser tratado como algo vergonhoso.
Por isso, ao invés de reclamar com o seu filho, oriente-o com calma, explicando que há momentos e locais apropriados. Para a criança, é importante que haja um ambiente familiar e confortável.
4- Bater a cabeça nem sempre é sinal de alerta
Esse, com certeza, é um dos principais! Afinal, ver uma criança batendo a cabeça pode assustar, mas nem sempre indica algo grave.
Esse comportamento, de acordo com a especialista, pode surgir em momentos de frustração ou como forma de consolo emocional.
Embora cause preocupação, é uma prática comum entre crianças de idades menos avançadas, especialmente até os três anos.
O mais indicado é observar a frequência e a intensidade. Quando não há ferimentos ou outros sintomas associados, costuma ser apenas uma forma de a criança lidar com sensações desconfortáveis.
5- Interesse por cocô
Pode parecer inacreditável, mas brincar com fezes é algo que acontece em determinadas fases da infância.
Apesar de ser extremamente desagradável para os adultos, essa atitude está relacionada à curiosidade natural da criança.
A pediatra Jones afirma que essa curiosidade pode até sinalizar que a criança está próxima de iniciar o desfralde.
Com isso, o melhor caminho, segundo ela, é reagir com firmeza, mas sem punições. Explicar com clareza o que se espera e, além disso, ensinar a higiene correta para a criança.
Qual a hora certa de procurar ajuda médica?
Apesar de muitos comportamentos parecerem alarmantes à primeira vista, boa parte deles está dentro do esperado para o desenvolvimento infantil. Ainda assim, caso haja dúvidas, mudanças consideráveis ou sinais persistentes, conversar com o pediatra é sempre a melhor opção.
A Dra. Jones reforça a importância de ter informações confiáveis e buscar apoio profissional quando necessário.
Isso não apenas ajuda a entender o que é típico, como também oferece suporte nos casos em que a intervenção é realmente indicada.
Seja uma parceira do Clube Pais&Filhos e faça uma renda extra!
Lançamos um programa de afiliados no Clube Pais&Filhos, onde você encontra uma curadoria especial de produtos que acompanham cada fase — da gestação à infância — com descontos de até 50%. Você pode começar agora mesmo a faturar em cima dessas vendas!
Quer ser nossa afiliada? Clique aqui e faça parte!
Leia também
- Pai cancela festa de filha por mal comportamento: “Ela vai atacar às vezes e eu vou puni-la”
- Criança não namora! Saiba por que esse comportamento não pode ser uma “brincadeira” entre as crianças









