Por aqui você vai encontrar uma seleção de livros para pais e filhos feita a dedo, com muito carinho e cuidado. Para completar, sempre tem uma indicação da nossa colunista que é fera no assunto e comanda a seção no nosso Instagram.
Agora pode chover (Celso Sisto e Anna Cunha | Editora Melhoramentos)
Falar sobre morte com crianças é um daqueles assuntos superdelicados. A proposta dessa obra, que conta a história de amor e afeto entre neta e avô, é justamente explicar esse tipo de situações. O livro prova que independente da presença física, os sentimentos e lembranças de quem amamos ultrapassam a vida.
Narizinho Arrebitado – Turma da Mônica (Monteiro Lobato e Maurício de Sousa | Editora Girassol)
Esse lançamento traz a união de dois ícones da literatura brasileira infantil e o resultado não poderia ser melhor. O tamanho do livro até lembra um almanaque da Turma da Mônica, mas no lugar dos quadrinhos, as ilustrações tomam conta das páginas por inteiro. De cara, ainda na capa e entre as assinaturas dos autores, um desenho mistura os olhos pequenos de Maurício com as sobrancelhas grossas de Lobato. Apesar da história seguir os clássicos do Sítio do Picapau Amarelo, dessa vez os personagens estão de cara nova. Não tem como não se apaixonar!
Vazio (Anna Llenas | Editora Salamandra)
O livro abre espaço para uma boa conversa sobre solidão e como lidar com o sentimento – que, fica implícito, mas pode ter sido causado por alguma perda, seja a morte, uma doença ou separação. Além da história em si, ele é bem visual, o que combinado com a linguagem simples, aproxima ainda mais o tema e as situações que o cercam. E o que mais impressiona é que a lição que ele passa vale para crianças e adultos.
Vovô Mandela (Zazi, Ziwelene e Zindzi Mandela| Editora V&R)
Dá para acreditar que esse livro foi escrito por bisnetos e uma filha de ninguém mais, ninguém menos do que Nelson Mandela? Pois é. Esse é daqueles exemplares a serem guardados a sete chaves. Escrito a partir das perguntas genuínas dos bisnetos – logo após encontrarem uma foto antiga do avô –, a obra conta passagens da história de Mandela abordando, com linguagem simples e ilustrações lindas (assinadas por Sean Qualls), questões como racismo e apartheid na África. Deu para entender que essa é leitura obrigatória, não é?
DIRETO DO IG TV – POR LUCIANA LOEW @paisefilhosoficial
Os pestes (Roald Dahl | Editora 34)
Às vezes, a gente tem receio de ler para nossos filhos livros que sejam de histórias assustadoras e mostrem a maldade do mundo. Mas, durante uma conversa que tive com o escritor Ilan Brenman, ele contou que ler histórias com personagens como bruxas, lobos e pessoas malvadas serve como uma “vacina literária”. Ou seja, algo que mostra para as crianças, de modo fantasioso, que no mundo existem também coisas e pessoas que não são tão legais. É sobre isso que se trata esse livro aqui do lado, de Roald Dahl. É a história de um casal mau, que vive para sabotar um ao outro e ensina, de uma maneira segura e divertida, que coisas e pessoas ruins existem.
Leia também:
Michelle Obama conta quais são os livros infantis que ela costumava ler para as filhas
McLanche Feliz troca brinquedos por livros da Turma da Mônica e iniciativa viraliza
4 livros com histórias que vão ajudar seu filho durante as aulas