
Publicidade de cigarro já é algo para se pensar. Isso porque as crianças acabam vendo mensagens fortes que são direcionadas a outro público (que não deve ser infantil!), tudo porque a exposição do produto está errada. E não tem jeito, mercado, banca de jornal, padaria, se está na altura dela ou chama muito atenção, vai atrair olhares curiosos.
No dia 16 de janeiro, a diretoria Colegiada da Anvisa aprovou uma atualização da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 335/2003, que atualiza algumas regras com o objetivo de não despertar interesse do público infantil, como: expositores devem ficar apenas na parte interna dos estabelecimentos; doces e brinquedos devem ficar separados; painéis com luzes que dão destaque aos produtos e recurso como sonorização e movimento estão proibidos;
As advertências sobre os riscos de fumar algumas substâncias como, por exemplo, o benzeno, que está presente tanto no cigarro quanto na gasolina e outros riscos, foram incluídas. Precisam estar acompanhadas por imagens, todas começando com “O Ministério da Saúde Adverte”:
1. Esta necrose foi causada pelo consumo do tabaco.
2. Fumar causa impotência sexual.
3. Crianças que convivem com fumantes têm mais asma, pneumonia, sinusite e alergia.
4. Ele é uma vítima do tabaco. Fumar causa doença vascular que pode levar a amputação.
5. Fumar causa aborto espontâneo.
6. Ao fumar você inala arsênico e naftalina, também usados contra ratos e baratas.
7. Fumar causa câncer de laringe.
8. Fumar causa câncer de boca e perda dos dentes.
9. Fumar causa câncer de pulmão.
10. Em gestantes, fumar provoca partos prematuros e o nascimento de crianças com peso abaixo do normal.
A Diretoria ainda liberou a data para os estabelecimentos atualizarem as novas regras: a disposição gráfica das advertências sanitárias no centro dos expositores ou mostruários deve ser alterada até 25 de maio de 2019. Já a distância entre os derivados do tabaco e os produtos infantis deve acontecer até 25 de maio de 2020. Para saber mais detalhes sobre o processo, clique aqui.
Leia também:
Como largar o cigarro na gestação?
Ultrassom mostra reação de bebês na barriga de mães fumantes