Ciscos, areia ou até mesmo uma pecinha de brinquedo pode bater no olho e incomodar. Se o seu filho tiver alguma dessas lesões, siga as dicas do pediatra Geoffrey Bradford, porta-voz da Academia Americana de Pediatria:
Olhos vermelhos
Em casa: coloque uma compressa limpa e fresca sobre os olhos dele por cinco minutos. A vermelhidão é, em geral, uma irritação, que passa com a limpeza adequada.
Precisa de médico?: se mesmo após a compressa os olhos doem e seu filho se mostra sensível à luz ou tem problemas para piscar, o olho pode ter se arranhado. Um exame ocular simples pode confirmar esse diagnóstico.
Conjuntivite
Em casa: assim como as outras “ites”, essa é uma clássica do inverno. Mantenha seu filho em casa e limpe os olhos com água boricada e gaze.
Precisa de médico?: se os resíduos forem amarelos ou esverdeados e os sintomas persistirem por mais de uma semana, temos um quadro de conjuntivite bacteriana. Nesse caso, o médico irá receitar antibiótico ou pomadas.
Areia nos olhos
Em casa: peça para o seu filho piscar enquanto você enxágua seus olhos com soro fisiológico. Repita o processo até que ele não sinta mais nenhum grãozinho.
Precisa de médico?: se no dia seguinte ele continuar com dores nos olhos, vermelhidão e reclamar que a visão está embaçada, sua córnea pode estar arranhada. Leve-o ao oftalmologista, que provavelmente receitará antibióticos em gotas.
Olho inchado
Em casa: embrulhe gelo em um pano limpo e aplique por 10 minutos, uma vez por dia. Evite que seu filho fique deitado ao longo do dia, e durante a noite coloque mais um travesseiro, para que a cabeça dele fique mais inclinada.
Precisa de médico?: se ele sente dificuldades para mover os olhos em qualquer direção, sente tonturas ou tem dificuldade para ver, precisa de atenção urgente. Pode correr para o oftalmo!
Leia também:
Sem medo: saiba como higienizar olhos do bebê em seus primeiros dias
Vídeo emocionante mostra filhos reconhecendo suas mães com os olhos vendados
Corrente do bem! Família é salva de afogamento por 80 banhistas