Um professor pode mudar o mundo! No Ceará, uma professora conseguiu adaptar o ambiente da sala de aula para que um aluno autista pudesse se sentir mais confortável.
O aluno Raphael Silva, do 3° ano do Ensino Fundamental, é autista e tem hiperfoco na série mexicana “Chaves”, que faz grande sucesso no Brasil. O personagem principal, Chaves, vivia dentro de um barril na vila com os outros personagens da trama. Quando a professora Licalle Rocha notou que o menino estava com dificuldades, uma ideia logo apareceu para ela, que com ajuda do cuidador do menino, Tiago Feitosa, conseguiu sair do papel.
Para o Diario do Nordeste, Licalle contou: “Eu fiquei pensando o que eu poderia fazer para encantá-lo dentro da sala de aula. Coloquei na cabeça que iria fazer um barril do Chaves, colocando a cadeira dele também, como ele usa agora, para ver se aquilo ali fazia com que ele tivesse gosto em ficar naquele ambiente, e está dando certo”. Assim que o projeto se concretizou, a reação de Raphael mostrou que era aquilo que faltava para melhorar nos estudos: “Ele entrou na sala e apresentou algumas estereotipias que demonstram felicidade. Depois que ele teve contato com o barril, tivemos um salto significativo do período que ele passa em sala de aula”.
Inicialmente, a ideia de Licalle era fazer um barril de papelão, mas foi instruída de que esse material poderia não ser tão bom, por conta da fragilidade dele. Com ajuda de Tiago, eles conseguiram doações para o barril, e o colocaram na cadeira de Raphael. Também para o Diario do Nordeste, Cícera Torres contou que está contente com a atitude: “Ele adora ir para a escola, gosta muito do ambiente, dos colegas e professores, com essa novidade ele não para de fazer os gestos que identificam que ele está alegre. Fico muito feliz com todo esse olhar que estão tendo com meu filho e é também uma forma de incentivar outros profissionais”.