Diversos fatores podem estar por trás do ronco do seu filho. Uma das possibilidades que devem ser levadas em conta como causador do problema é a apneia obstrutiva do sono, que não acontece somente com adultos. Uma pesquisa realizada pela ABOR-CCF, Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial, mostrou que 40 a 60% da população adulta possui algum tipo de distúrbio de sono, como a apneia, e crianças também podem ser afetadas por esse transtorno.
A apneia do sono acontece quando o ar que entra pelo nariz ou boca não consegue chegar até a traqueia e, consequentemente, aos pulmões. Essa interrupção da respiração, que atinge adultos e crianças, dura cerca de 10 segundos.
Sintomas da apneia do sono em crianças
Os sintomas de apneia do sono em crianças que mais chamam atenção e devem deixar os pais em alerta são:
- Ronco muito ou pouco ruidoso – veja o que significa o ronco do seu filho
- Sono agitado
- Ruídos de sufocamento ou engasgo
- Pausas respiratórias durante o sono
- Dificuldade de respirar pelo nariz
Além desses, algumas crianças podem apresentar alteração na frequência respiratória – o que pode ser um quadro também de hipopneia, distúrbio semelhante à apneia do sono. Caso seu filho apresente algum desses sintomas, sempre busque por um especialista para realizar o diagnóstico correto e indicar o melhor tratamento.
Causas da apneia do sono
Em crianças, a apneia do sono pode ser causada por mudanças na estrutura física do corpo ou por condições que prejudicam a saúde de alguma forma. As mais comuns são:
- Hipertrofia de adenoides
- Hipertrofia das amígdalas palatinas
- Rinite alérgica (diretamente relacionada a casos de alergia, mais conhecida e comum em épocas como primavera)
- Rinite vasomotora (causada pela inflamação das membranas que ficam dentro do nariz e pode aparecer ao longo do ano todo)
Outras causas que podem desencadear a apneia obstrutiva do sono em crianças são:
- Obesidade
- Retrognatismo (quando a mandíbula ou maxila estão posicionadas para trás)
- Deformidades nas vias aéreas
Como diagnosticar a apneia do sono?
Pais de crianças que sofrem com roncos podem levá-las a um pediatra, que logo em seguida encaminhará a família a um otorrinolaringologista. Para diagnosticar a apneia do sono, o especialista deverá realizar uma anamnese, juntamente de exames físicos. É por meio da nasofaringolaringoscopia que o médico identifica possíveis obstruções das vias aéreas. Caso não seja possível realizar a avaliação com o endoscópio, ele poderá pedir um Raio-X da rinofaringe.
Tratamento para apneia do sono
O tratamento para apneia do sono causada pela hipertrofia das amígdalas e adenoides é feito por meio de procedimentos cirúrgicos. Mas, quando o aumento desta última não causa obstrução de mais de 70% da rinofaringe, é possível tratar o caso clinicamente e acompanhar o quadro. Tanto a rinite alérgica quando a vasomotora são causas que não precisam de cirurgia para tratamento e são cuidadas com orientação médica.
Quais são os riscos da apneia do sono para a saúde da criança?
Uma apneia do sono não diagnosticada e tratada corretamente pode atrapalhar o desenvolvimento e saúde do seu filho. Crianças que não respiram bem pelo nariz podem apresentar quadros de deformidade do palato, também chamado de céu da boca, e fazer com que a arcada dentária superior dela avance e se torne protuberante. A longo prazo, essa dificuldade pode levar a uma assimetria facial.
Consultoria: dr. Luiz Augusto de Lima e Silva, otorrinolaringologista do Grupo São Cristóvão Saúde, pai de Camila, Luiz e Mauricio.