Criança

Após separação, gêmea siamesa dá os primeiros passos e médico grava momento

Reprodução/Instagram/@drzachariascalil

Publicado em 24/04/2023, às 15h04 - Atualizado às 15h08 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Em recuperação, as gêmeas siamesas Heloá e Valentina, de 3 anos, apresentam evolução no quadro a cada dia. Nas redes sociais, a mãe das meninas, Waldirene Prado, publicou um vídeo em que uma das filhas anda sozinha após alguns meses de cirurgia. O médico cirurgião pediátrico Zacharias Calil também compartilhou registros delas chegando para consulta.

As meninas se consultam regularmente com a equipe médica que realizou a cirurgia no início do ano. No Instagram, a mãe e o médico fizeram publicações comemorando a evolução na recuperação.

Os seguidores que acompanham elas também comemoraram. “Que maravilhaaa!!”, disse uma. “Parabéns Dr.Zacharias Calil pelo sucesso da recuperação dessas princesinhas”, parabenizou outra. “É uma benção, ver essas duas crianças assim. Parabéns a toda equipe”, comentou outra.

A evolução da recuperação

As primeiras evoluções no quadro clinico da gêmeas vieram pouco depois da cirurgia, ainda quando estavam no hospital. Um vídeo publicado por Zacharias Calil, médico cirurgião responsável pelo caso das irmãs, mostra um momento para lá de emocionante entre as duas enquanto conversavam com a mãe. No registro, a mais velha pede para que Heloá chame por sua irmã, Valentina. Atendendo o pedido da mãe, a menina diz: “Amo você”. Assim que ouve a declaração da irmã, Valentina abre um sorriso.

Momento da declaração registrado pela mãe (Foto: Reprodução/Instagram/@drzachariascalil)

A cirurgia

Após terem passado por uma cirurgia que teve 17 horas de duração, as gêmeas siamesas Valentina e Heloá Prado, ambas de 3 anos de idade, foram separadas no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), este localizado na capital goiana.

Elas eram unidas pelo tórax e pelo abdômen; assim, as gêmeas foram separadas pelo cirurgião pediátrico Zacharias Calil, no dia 11 de janeiro, ao lado de uma equipe médica composta por mais de 50 profissionais. Elas também compartilhavam a bacia, fígado, intestinos delgado e grosso e genitálias.

Gêmeas siamesas que foram separadas por cirurgia têm os primeiros contatos (Foto: Reprodução/Instagram/@drzachariascalil)

O cirurgião explicou que o pós-operatório é tão essencial quanto a própria cirurgia. As meninas foram acompanhadas de forma especializada na UTI, e também acompanhadas de uma equipe preparada para o tratamento delas.

Veja também: ASMR com som de nostalgia

Ligue o som! O barulho do Gira Gira, mais um lançamento da linha TUDO de Ri Happy, é música para os nossos ouvidos, além de trazer boas lembranças

Mais lidas

Notícias

Foto mostra que Nicolas Prattes 'escondeu' barriguinha de Sabrina Sato antes da notícia de gravidez

Notícias

Dona Déa conta pedido inusitado de filhos de Paulo Gustavo e surpreende Ana Maria Braga

Família

Nanda Costa desabafa aos prantos sobre situação vivida com as filhas: "Queria dividir"

Notícias

Jade Magalhães impõe condição para morar com Luan Santana após gravidez

Imperdível

Ofertas do dia: até 51% de desconto no smartphone POCO X6 Pro

Notícias

Rafaella Justus é sincerona ao responder em quem daria uma cadeirada

Notícias

Duda Nagle reage à gravidez de Sabrina Sato e Nicolas Prattes

Notícias

Thaila Ayla chora após perceber que as roupas dos filhos não servem mais: "Não é cena"


Palavras-chave
Saúde Desenvolvimento Criança crianças Vídeo cirurgia gêmeas redes sociais gêmeas siamesas