Criança

As buscas pelas quadro crianças perdidas no acidente aéreo na Amazônia colombiana completam 18 dias

Reprodução/Fuerzas Militares de Colombia

Publicado em 19/05/2023, às 08h00 - Atualizado às 08h07 por Giovanna Machado


Compartilhe:


Buscas prosseguem pela 18ª vez na Amazônia colombiana em busca das quatro crianças desaparecidas após um acidente aéreo no início do mês. O governo colombiano, em uma iniciativa denominada “Operação Esperança”, tem concentrado esforços para localizar os sobreviventes. Até o momento, a aeronave foi encontrada e os corpos de três adultos, vítimas do acidente, foram resgatados e levados à cidade mais próxima.

Helicópteros têm sido utilizados para disseminar uma mensagem da avó das crianças na língua nativa, numa tentativa de chamar a atenção dos jovens. Contudo, o presidente do país, Gustavo Petro, gerou certa confusão ao compartilhar em seu Twitter que as crianças haviam sido encontradas com vida. Posteriormente, ele apagou a publicação e retificou a informação, afirmando que o grupo ainda não havia sido localizado.

A busca concentra-se em Lesly Jacobombaire Mucutuy, de 13 anos, Soleiny Jacobombaire Mucutuy, de 9,  Tien Noriel Ronoque Mucutuy, de 4, e Cristin Neriman Ranoque Mucutuy, de 11, todos eles são irmãos e indígenas da etnia huitoto. Entre os corpos resgatados, está o da mãe das crianças, enquanto outra vítima era um líder comunitário indígena.

Acidente

O voo, que partiu de Caquetá com destino a San José del Guaviare, principais cidades da região amazônica colombiana, sofreu uma queda após o piloto reportar problemas na aeronave, que desapareceu dos radares logo em seguida. As buscas ocorrem em uma área de mata densa e de difícil acesso, contando com a participação de indígenas locais, cerca de 100 oficiais e três cães farejadores.

Avanza la #OperaciónEsperanza, fortaleciendo las labores de búsqueda y rescate de los menores en helicópteros del @Ejercito_Davaa y @FuerzaAereaCol se realiza perifoneo aéreo con mensajes grabados con la voz de la abuela de los niños en su lengua nativa. #ProtegemosLaVida pic.twitter.com/fzwDk6Ymji

— Fuerzas Militares de Colombia (@FuerzasMilCol) May 19, 2023

Novidades

A Força Nacional encontrou pertences das crianças, indícios de um acampamento improvisado e frutas mordidas, sugerindo a possibilidade de que elas ainda estejam vivas. Fidencio Valencia, avô das crianças, afirmou que os jovens huitoto estão acostumados com o ambiente da selva, mas acredita que possam ter se escondido por medo após o acidente.

As buscas pelas quadro crianças perdidas no acidente aéreo na Amazônia colombiana completam 18 dias (Foto: Reprodução/G1/ Exército da Colômbia/via AFP)

“A nossa esperança é encontrar e ver as crianças novamente. Sabemos que estão na selva há muito tempo, enfrentando condições desafiadoras. Mas, com o apoio de toda a comunidade, a força dos indígenas e as preces que nos enviam, esperamos encontrá-los em breve”, declarou Valencia em entrevista ao Caracol Noticias.

As buscas persistem, enquanto autoridades e comunidades locais mantêm a esperança de que as crianças sejam encontradas sãs e salvas, trazendo um desfecho positivo para essa trágica história na selva colombiana.

Veja também: Vacinas salvam vidas: tudo sobre a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe

Vacina é um tema tão essencial que, pela primeira vez, a Pais&Filhos se uniu ao Ministério da Saúde e Crescer nessa causa. Estamos juntos para conscientizar a população sobre a importância da imunização contra a gripe e estimular a vacinação, com foco nos grupos prioritários

Mais lidas

Família

João Lucas Figueiredo fala sobre 1ª gravidez de Sasha Meneghel: "Momento certo"

Família

Nova frente fria e ventos fortes tomam de conta de metade do Brasil

Família

Mãe de Endrick posta reflexão profunda antes do anúncio de casamento do filho

Família

Ana Paula Arósio não fala com a mãe que vive em asilo há anos e perdeu enterro do pai

Família

Datas de nascimento que estão ligadas ao dom da inteligência

Família

Poliana Rocha explica motivo de ter feito quarto só para filhas de Zé Felipe em mansão

Família

Antes e depois de mãe da 3ª filha de Neymar surpreende: "Mudou o DNA"

Família

Camila Queiroz e Klebber Toledo falam sobre vinda do 1° filho: "Vai dar tudo certo"


Palavras-chave
Família crianças Acidente aéreo na Amazônia colombiana As buscas pelas quadro crianças perdidas no acidente aéreo na Amazônia colombiana seguem Crianças acidente aéreo Crianças indígenas