Criança

Autonomia x superproteção: como encontrar o caminho do meio

Shutterstock

Publicado em 28/12/2016, às 06h20 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Você já parou para pensar sobre o quanto de autonomia dá ao seu filho? Você se considera uma mãe superprotetora ou acha que protege na medida certa? Mas, pera aí, o que é dar autonomia para uma criança? Quando isso começa? Como dá para saber se estamos mesmo exagerando na proteção, já que o mundo anda tão perigoso? Todas essas dúvidas também passaram pela nossa cabeça e é por isso que vamos te ajudar a entender melhor cada uma dessas atitudes, para que você mesmo possa definir o seu posicionamento e saber se acha que precisa mudar ou não!

Dar autonomia para as crianças não significa que elas podem sair por aí fazendo o que querem, a qualquer hora. A criança precisa de limites. E isso não tem idade exata para começar: “Desde bebê é possível incentivar a autonomia de uma criança. Para isso, estimule algumas ações simples, como deixar que ela monte um brinquedo sozinha ou que se segure em um móvel e possa levantar sem a ajuda de alguém”, afirma Fabiane Gori Curvo, filha de Joaquim e Flávia, psicóloga. As pequenas tarefas do dia a dia também são oportunidades para promover mais independência para as crianças.

“É automático os pais fazerem pelas crianças coisas que elas já sabem fazer. Conforme o tempo vai passando, eles acabam não percebendo que as crianças já são capazes de fazer sozinhas. Isso acaba acomodando a criança”, explica Melina Amarins, filha de Hamilton e Adelaida – psicóloga do Hospital Israelita Albert Einstein. O seu filho está sempre em desenvolvimento, então preste atenção nos sinais que mostram que ele está crescendo e que já tem habilidade para desempenhar uma atividade.

Mas, lembre-se que dar autonomia para as crianças não significa que elas podem fazer o que querem, a qualquer hora. A criança precisa receber limites! Além disso, para que as crianças possam ter autonomia, os pais precisam estar próximos e presentes. É essencial que elas vivam o processo para que se sintam amparadas e preparadas. Estimular a independência do seu filho é mesmo um desafio. Quantas vezes não temos vontade de desistir só para não vê-lo sofrer, não é mesmo?

Pratique!

De acordo com a psicóloga Edna Maria Marturano, filha de Leonor e Francisco, existem três fatores que merecem atenção antes de soltar as rédeas do seu filho:

1. Cuidar para que a criança assuma, aos poucos, pequenas responsabilidades e tente resolver seus problemas sozinha, sem deixar, é claro, de dar retaguarda e assistência, e deixar um canal de conversa sempre aberto para reverem essas questões, caso seja necessário.

2. Observar se o que está exigindo da criança é compatível mesmo com a capacidade dela.

3. Prestar apoio e assistência nas tentativas de lidar com os problemas, priorizando sempre a segurança da criança.  

Com paciência, você aprende a enxergar as necessidades do seu filho e também os sinais que ele dá de que já está pronto para tentar algo novo. O segredo está em ser presente e ampará-lo, para que ele se sinta confiante e saiba que pode contar com você.

Leia também:

Os terríveis 2 anos: saiba o que esperar da fase da birra

Só quem experimenta, aprende de verdade!

O passo a passo da autonomia

Mais lidas

Notícias

Foto mostra que Nicolas Prattes 'escondeu' barriguinha de Sabrina Sato antes da notícia de gravidez

Família

Emocionante! Pais viajam mais de 10 mil quilômetros para adotar filha e ela mostra todo o processo

Notícias 📣

Edu Guedes fala sobre primeiro filho com Ana Hickmann: "Deus vai escrevendo as coisas"

Família

Filha de Ana Maria Braga tem vida simples no interior de São Paulo longe da fama: veja foto inédita

Imperdível

Ofertas do dia: até 51% de desconto no smartphone POCO X6 Pro

Notícias

Jade Magalhães impõe condição para morar com Luan Santana após gravidez

Família

Larissa Manoela fala sobre gravidez de 1º filho com André Luiz Frambach

Família

Ana Paula Arósio não fala com a mãe que vive em asilo há anos e perdeu enterro do pai


Palavras-chave
Desenvolvimento