Criança

Bichinho virtual: brinquedo eletrônico volta a ser tendência para crianças

Divulgação/HanCheng

Publicado em 18/12/2022, às 09h44 por Marina Teodoro


Compartilhe:


Lembra dele? O Tamagotchi, também conhecido como “bichinho virtual”, está de volta às lojas. Para quem não se recorda, se trata daqueles aparelhos eletrônicos pequenos, que vinham com um jogo que simulava um pet digital e seu “dono” precisava cuidar diariamente para que ele não morresse. A brincadeira, que foi febre nos anos 1990, pode ser uma alternativa para pais que querem substituir o uso de smartphones das crianças.

Apesar de não ser a primeira vez que o brinquedo “ressurge” desde sua criação, ele está retornando para a lista de mais populares entre as crianças após anos. Em uma busca simples na Amazon, é possível encontrar dois modelos do aparelho entre os 100 brinquedos eletrônicos mais vendidos no período de vendas do Natal

Bichinho virtual foi uma febre no Brasil nos anos 1990 (Foto: Divulgação/HanCheng)

No Mercado Livre, a posição no ranking é ainda melhor: fica em segundo lugar na categoria de “brinquedos eletrônicos” mais populares. Os preços variam entre R$ 20 e R$ 45.

Originalmente o Tamagotchi foi criado pela empresa japonesa Bandai, em 1996, muito antes da popularização de aparelhos eletrônicos – ainda mais para crianças. O conceito do brinquedo é cuidar do pet assim como na vida real. Então, é necessário alimentar, cuidar da saúde, colocar para dormir e ainda fazer atividades físicas para que o bichinho sobreviva. 

A interação diária pode ser uma alternativa para os pais que querem diminuir o tempo que os filhos passam com o celular. Agora, se a ideia é apenas diversão, é possível ter a experiência de bichinho virtual a partir de outros apps infantis, que se baseiam no mesmo conceito, como Pou, Neopets e Moy.

Bichinho virtual pode ser uma opção para o celular com crianças (Foto: Getty Images)

No entanto, a experiência completa mesmo é melhor aproveitada por quem possui o aparelho apropriado. Em entrevista ao Estadão, André Pase, professor de comunicação digital da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) afirmou que além do visual do aparelho, há uma relação de estímulo e resposta muito rápida para as crianças que estão cuidando do pet. “Boa parte dos brinquedos traz uma recompensa que talvez possa vir, a depender de como você joga ou o nível de dificuldade do jogo. No Tamagotchi, isso é instantâneo. Se você alimentar o pet, ele vai ficar feliz. É uma mecânica muito boa”, explica.

Confira tudo o que rolou no 14º Seminário Internacional Pais&Filhos

Mais lidas

Notícias

Luana Piovani manda indireta para Virginia sobre criação das filhas: "Cheio de gente otária"

Notícias

Tom Brady posta indireta após anúncio de gravidez de Gisele Bündchen: "O que é o amor?"

Notícias

Fonte revela como Gisele Bündchen contou sobre gravidez inesperada para Tom Brady

Notícias

Susana Werner posta foto com a filha e Júlio César e semelhança entre o pai e a filha chama atenção

Notícias

Gisele Bündchen mostrou barriga de grávida em passeio na praia com o namorado e os filhos

Família

Câmera flagra pedófilo encontrando menina de 12 anos momentos antes do abuso

Notícias

Perlla desabafa após marido pedir separação depois de deixar a prisão: "Saindo com a mão vazia"

Família

Larissa Manoela fala sobre gravidez de 1º filho com André Luiz Frambach


Palavras-chave
Família Criança Brinquedos brinquedos antigos bichinho virtual brinquedos para Natal melhore brinquedos tamagotchi